Saúde

Vacina da gripe entra no Calendário Nacional de Vacinação

Foto: Freepik

A partir deste ano, a vacinação contra a gripe, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), estará disponível em todas as salas de vacinação a partir da segunda quinzena de março e ao longo do ano, deixando de ocorrer apenas em campanhas sazonais. Outros grupos prioritários continuarão recebendo o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, entre outros.

Leia também:
Três em cada dez brasileiros são obesos no Brasil, aponta relatório

Novas Diretrizes para a vacinação contra a Poliomielite e Rotavírus

No combate à poliomielite, o Ministério da Saúde alterou o esquema vacinal: agora, todas as doses de reforço serão feitas exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável. A mudança tem como objetivo aumentar a eficácia da imunização e reduzir o risco de poliovírus circulante.

Já no caso do rotavírus, o período para a aplicação das doses foi ampliado. A primeira dose, anteriormente indicada apenas para bebês de dois meses, poderá ser aplicada até os 11 meses e 29 dias. A segunda dose, antes restrita a quatro meses de idade, poderá ser administrada até os 23 meses e 29 dias, proporcionando maior flexibilidade para os responsáveis levarem seus filhos aos postos de vacinação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Vacinação Contra a Covid-19 também no Calendário Nacional

A imunização contra a covid-19 também passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes. A vacinação dos demais grupos especiais a partir dos cinco anos será realizada periodicamente em qualquer sala de vacinação, com um intervalo de seis meses para imunocomprometidos e de um ano para os demais públicos prioritários.

Os grupos prioritários incluem pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas não vacinadas durante a gestação, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades, população privada de liberdade e em situação de rua, além de adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

Para a população geral entre cinco e 59 anos que nunca recebeu nenhuma dose da vacina contra a covid-19, a recomendação é de uma dose única.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O Ministério da Saúde intensificou as ações de vigilância da Influenza A (H3N2), com atenção especial ao subclado K, após alerta epidemiológico emitido pela...

Saúde

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta aos países das Américas sobre o aumento da circulação do vírus da influenza A(H3N2), subclado...

Saúde

Um caso de sarampo confirmado pelo governo de São Paulo reacende o alerta das autoridades sanitárias em 2025. A Secretaria Estadual da Saúde informou...

Saúde

O Rio Grande do Norte começou, nesta quinta-feira (11), a aplicar a vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes a partir de 28 semanas...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile