Política

Projeto de Lei da Transações Tributárias é aprovado na CCJR da Assembleia

Foto: PGE/RN

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) realizou, nesta terça-feira (11), sua segunda reunião ordinária de 2025. Entre os temas discutidos, foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 41/2025, proposto pelo Governo do Estado, que cria uma ferramenta capaz de resolver questões sobre dívidas tributárias e não tributárias. A ideia é facilitar a regularização das pendências fiscais das empresas e melhorar a arrecadação do Estado, oferecendo opções mais flexíveis para o pagamento das dívidas e, consequentemente, a quitação dos débitos. O projeto recebeu apoio de representantes dos empresários do comércio e da indústria.

Leia também:
Câmara de Natal debate segurança para ciclistas dias após acidente fatal com médico Araken Britto

Segundo o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, “foi toda uma construção com destaque ao protagonismo do Procurador-Geral Adjunto, Doutor José Duarte Santana, e com a coordenação também do Gabinete Civil , da Secretaria do Fazenda e da Control, que foram fazer a transversalidade, conversar com a FIERN, com a FECOMÉRCIO, e com todos os setores que de fato serão partícipes do resultado dessa legislação. Qual é a diferença essencial da transação tributária dos regimes que nós temos hoje de o parcelamento de débitos e que chamamos de Refís é que a experiência e a evolução da doutrina do direito tributário, entenderam que a composição, a conciliação e a transação, são mais importantes do que simplesmente a permanência de litígios”.

Para o Procurador-Geral do Estado Adjunto José Duarte Santana “O contribuinte, em débito com a fazenda estadual ou com a dívida ativa, poderá negociar seus termos com descontos. Com a transação tributária, se a empresa estiver em atividade, ela vai pagar de acordo com a sua capacidade de pagamento. Se a empresa está falida ou fechada, o desconto é maior para que haja a regularidade fiscal dessa empresa”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Representando o Governo do Estado, estiveram presentes: o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto; o Procurador-Geral Adjunto, José Duarte Santana; a Secretária Executiva da Receita (SEFAZ), Janne Araújo; e a Diretora-Presidente da Empresa Gestora de Ativos do RN, Ylmara Rampinelli. Também participaram o Presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Roberto Serquiz; o Assessor Especial da Presidência da Fecomércio RN, Fernando Virgílio; o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Anailson Gomes; e o Secretário-Geral Adjunto da OAB-RN, Marcos Braga.

De acordo com o Presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Roberto Serquiz “Entra a transação Tributária como alternativa de arrecadação. De um lado, ela dá a condição de regularização das empresas, delas voltarem, mesmo as empresas que estão ativas, com dificuldades, para apresentar a procuradoria e fazer essa negociação, como aquelas empresas que estão em débito e querem tirar suas certidões e voltar a uma normalidade natural”.

Agora o Projeto de Lei segue a tramitação normal na ALRN, percorrendo as comissões ou podendo ser liberado, em reunião de lideres, para ser votado em plenário. De acordo com a tramitação, a ALRN tem seis comissões que analisam os Projetos de Lei.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, vetou integralmente o Projeto de Lei nº 632/2025, que tratava dos critérios e prazos para...

Saúde

O Rio Grande do Norte passou a contar com um instrumento oficial para identificar e acompanhar casos de endometriose no estado. Está em vigor...

Rio Grande do Norte

Além da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA 2026), os deputados estaduais aprovaram todas as 16 matérias que constavam na pauta da sessão plenária...

Rio Grande do Norte

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou, nesta terça-feira (16), a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O texto...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile