Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Entenda como vai funcionar o programa de crédito consignado para o trabalhador

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quarta-feira (12) o programa “Crédito do Trabalhador”, uma iniciativa que visa expandir o acesso ao crédito consignado para cerca de 39 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

O lançamento ocorre em um momento de queda de popularidade, incentivo ao consumo e à recuperação econômica, disponível principalmente para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS.

Como vai funcionar

O crédito consignado, que consiste em empréstimos com descontos diretamente na folha de pagamento do trabalhador, permite aos bancos maior segurança no recebimento das parcelas, o que resulta em taxas de juros mais baixas.

Para os servidores públicos e aposentados, as taxas variam entre 1,8% e 2,7% ao mês, enquanto para os trabalhadores da iniciativa privada, a expectativa do governo é que as taxas fiquem entre 2,5% e 3% ao mês – significativamente menores do que as taxas médias de 6% ao mês no Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

eSocial

Uma das inovações do programa é a utilização do eSocial, plataforma digital do governo que já centraliza as informações de pagamento dos trabalhadores. Por esta plataforma, os trabalhadores poderão consultar e comparar as ofertas de crédito dos bancos, escolhendo a opção mais vantajosa. Além disso, o processo de concessão de crédito será facilitado pela análise de dados como tempo de emprego, faixa salarial, histórico de adimplência e o porte da empresa onde o trabalhador está vinculado.

Outro ponto relevante do programa é a possibilidade de migração de dívidas existentes para o novo modelo de crédito consignado, com taxas de juros mais baixas. Trabalhadores que já possuem empréstimos consignados ou outras modalidades de crédito poderão refinanciar suas dívidas nas novas condições, desde que o comprometimento da renda não ultrapasse 35%. A migração será permitida por um prazo de 90 dias.

Além disso, o programa introduz a possibilidade de utilizar até 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os 40% da multa rescisória como garantia do pagamento do empréstimo, caso o trabalhador seja demitido.

O “Crédito do Trabalhador” tem o potencial de movimentar até R$ 120 bilhões em novas operações de crédito, com impacto direto na economia ao estimular o consumo e melhorar a capacidade de pagamento das famílias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh), atingiu, nesta terça-feira (13),...

Brasil

Os trabalhadores com empréstimo consignado ou crédito direto ao consumidor (CDC) podem migrar essas dívidas para o Crédito do Trabalhador, que fornece o recurso...

Polícia

Dois homens, de 30 e 37 anos, foram presos em flagrante nesta quinta-feira (17), suspeitos de aplicar um golpe de empréstimo fraudulento contra um...

Cidades

A Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN – Transpasse anunciou, nesta sexta-feira (4), que as carteiras de estudante 2024 continuarão...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO