Em alusão à campanha Março Azul, dedicada à prevenção e tratamento do câncer colorretal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal promove um mutirão de colonoscopia nos dias 22, 23, 29 e 30 de março. A ação tem como objetivo ampliar o diagnóstico precoce da doença e reforçar a importância da detecção e do tratamento adequados.
A colonoscopia é um exame essencial para avaliar o intestino grosso e identificar possíveis lesões que podem evoluir para câncer colorretal. Segundo Fernanda Otaviano, diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC) da SMS Natal, os pacientes selecionados para o mutirão estão sendo previamente contatados e orientados sobre os cuidados necessários antes do procedimento. “O exame exige um preparo antecipado de pelo menos 48 horas, incluindo o uso de medicação e restrições alimentares, para garantir a eficácia do diagnóstico”, explica.
Mutirão oferecerá 120 exames de colonoscopia
Durante os quatro dias de ação, serão ofertados 120 exames de colonoscopia para pacientes de baixa e média complexidade que já passaram por consultas médicas e receberam a solicitação do exame. Os atendimentos ocorrerão das 7h às 13h, garantindo um suporte especializado para a detecção precoce da doença.
Câncer colorretal: prevenção e fatores de risco
O câncer colorretal atinge o intestino grosso (cólon ou reto) e pode ser causado por diversos fatores, como dieta rica em gorduras saturadas, baixo consumo de cálcio, tabagismo e obesidade. A doença se desenvolve, na maioria dos casos, a partir de lesões benignas que crescem na parede interna do intestino. No entanto, se diagnosticada precocemente, tem altas chances de tratamento e cura.
