Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Empresas terão que monitorar saúde mental dos funcionários a partir de maio

Foto: Freepik

A partir de 26 maio de 2025, as empresas brasileiras terão que criar estratégias que combatam fatores que impactam na saúde mental, como estresse e assédio. A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), afirma que é de responsabilidade das companhias proporcionar um lugar seguro para os colaboradores.

Leia também:
Saúde mental no trabalho: Nova lei reforça a importância do bem-estar emocional nas empresas

A coordenadora-geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho, Viviane Forte, informa que a NR-1 já exigia que todos os riscos no ambiente de trabalho fossem reconhecidos e controlados. Agora, a atualização ressalta a inclusão de riscos psicossociais de maneira explícita, independente do porte da empresa.

“Caso os riscos sejam identificados, será necessário elaborar e implementar planos de ação, incluindo medidas preventivas e corretivas, como reorganização do trabalho ou melhorias nos relacionamentos interpessoais”, alerta a coordenadora. Além disso, as ações devem ser monitoradas frequentemente para garantir mais eficácia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Crise de saúde mental no país

Em 2024, o Brasil teve o maior número de afastamentos por transtornos mentais em 10 anos. Com um aumento de, aproximadamente, 67% em relação ao ano anterior, 472 mil licenças foram emitidas, de acordo com dados do Ministério de Previdência Social. Setores como teleatendimento, bancos e estabelecimentos de saúde são os com maior incidência de adoecimento mental, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

A fiscalização será realizada de forma planejada e por meio de denúncias encaminhadas ao MTE. O órgão afirma que a norma não não obriga a contratação de psicólogos como funcionários fixos. Mas pode ser uma alternativa contratar esses especialistas como consultores para ajudar no processo de identificação dos riscos psicossociais, que podem desencadear ansiedade, depressão e síndrome de burnout – expressão usada para caracterizar o estado de exaustão física, emocional e mental causado por estresse crônico no trabalho.

A medida busca reforçar necessidade de ambientes psicologicamente saudáveis para os trabalhadores, contribuindo para a redução de afastamentos por fata de saúde mental e aumento da produtividade.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para o acolhimento psicológico infantojuvenil....

Brasil

O youtuber Felipe Bressanim, conhecido como Felca, foi nomeado parceiro nacional da saúde mental pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A entidade destacou a...

Brasil

A Operação Recupera, da Polícia Federal (PF), foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (13), com objetivo de combater uma organização criminosa especializada em fraudes...

Política

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou cinco novas leis com foco em inclusão social, cidadania e valorização cultural. As normas, propostas por...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO