Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Tratamento inédito com células-tronco faz homem com paralisia ficar em pé sozinho

Tratamento com células-tronco faz homem ficar em pé sozinho novamente | Freepik

Um paciente com paralisia devido a uma lesão medular conseguiu ficar em pé sozinho e dar seus primeiros passos após ser submetido a um tratamento inédito com células-tronco. O estudo foi conduzido pela Universidade Keio, em Tóquio, Japão. Segundo pesquisadores, os resultados representam uma nova esperança para pessoas com lesões graves na medula espinhal.

Até o momento, a aplicação foi feita em quatro pacientes. A primeira em dezembro de 2021. Depois disso, o Hospital Universitário da universidade japonesa tornou-se o primeiro no mundo a transplantar com sucesso células-tronco neurais derivadas de células de doadores (entenda mais abaixo).

Como o estudo foi feito?
O objetivo foi desenvolver uma terapia baseada em células-tronco reprogramadas e aconteceu da seguinte forma: as células são inicialmente retiradas de tecidos adultos e reprogramadas para um estágio semelhante ao embrionário, o que permite que se transformem em diferentes tipos celulares, como os neurônios e as células gliais, essenciais para o funcionamento do sistema nervoso.

Em 2022, o estudo começou a ser testado em pacientes com lesões medulares severas e permanentes, condições para as quais ainda não existem tratamentos eficazes. Quatro pessoas participaram da pesquisa, e cada uma recebeu injeções de dois milhões de células precursoras neurais, derivadas de células de doadores, diretamente no local da lesão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Todos eram homens adultos, dois deles com mais de 60 anos. Dois dos pacientes apresentaram progressos significativos. Um deles conseguiu ficar em pé e já começou a ensaiar os primeiros passos, enquanto o outro conseguiu recuperar o movimento dos braços e pernas, algo que antes era impossível para ambos.

Os outros dois pacientes não apresentaram melhoras no quadro, mas também não foram registrados efeitos colaterais, o que sugere que a terapia é segura, mesmo nos casos em que não houve o progresso esperado, segundo os pesquisadores.

Notícias relacionadas

Saúde

O número de coleta de células de medula óssea pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem registrado crescimento nos últimos anos. Em 2022, foram...

Saúde

Pesquisadores identificaram um novo tipo de célula imune capaz de atuar no combate a tumores resistentes a terapias convencionais, como quimioterapia e radioterapia, contra o câncer. E ela...

Educação

O Grupo Potiguar de Ciências Criminais (PotiCrim), renomado projeto de extensão da UFRN, participou da V Competição Brasileira de Direito e Processo Penal e...

Educação

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizarão as provas de ciências da natureza e matemática neste domingo (10). Serão 45...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO