Sem categoria

TJRN alerta contribuintes que vão declarar o Imposto de Renda para evitar golpes e fraudes

Foto: TJRN/Assessoria

A Secretaria de Tecnologia e Comunicação (Setic) do TJRN faz um alerta sobre golpes e fraudes durante o período de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025. Os contribuintes devem ter cuidado com sites, e-mails e mensagens falsas que se passam pela Receita Federal para espalhar softwares maliciosos e roubar dados das vítimas.

O chefe do Setor de Infraestrutura e Sistema Judiciais da Setic, Sérgio Paulo, alerta para o uso da engenharia social como principal forma de aplicação dos golpes. “Os golpistas utilizam engenharia social para enganar vítimas, enviando mensagens falsas que parecem ser da Receita Federal ou de instituições financeiras. Eles induzem o contribuinte a fornecer dados sensíveis, instalar programas maliciosos ou até fazer pagamentos indevidos”, reforça.

Além de se atentar à documentação exigida na hora de prestar contas, o contribuinte deve ficar de olho nos golpes mais comuns:

E-mails ou SMS falsos da Receita Federal: Mensagens falsas informam supostas pendências, restituições ou necessidade de correção na declaração; Contêm links maliciosos que levam a páginas falsas para roubo de dados.
Falsos aplicativos ou programas para declaração: Golpistas criam versões falsas do programa oficial da Receita Federal para capturar informações.
Boletos falsos para pagamento de impostos: Criminosos enviam boletos fraudulentos alegando que são de impostos devidos na declaração.
Golpe da restituição antecipada: Fraudadores oferecem “antecipação” da restituição, solicitando dados bancários ou pagamentos prévios.
Telefonemas fraudulentos: Alguém se passa por um funcionário da Receita Federal pedindo informações sigilosas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

*Para evitar ser mais uma vítima, Sérgio ressalta os principais cuidados a serem adotados: usar apenas o site oficial da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal) para baixar o programa do IRPF; desconfiar de e-mails ou mensagens que pedem dados pessoais e pagamentos; não clicar em links desconhecidos; caso seja necessário pagar algo relacionado ao IR, consultar no site da Receita; nunca fornecer CPF, número de recibo ou informações bancárias a terceiros.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

A taxa de desemprego no Rio Grande do Norte caiu para 7,5% no segundo trimestre de 2025, o menor nível desde o início da...

Cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de Perigo Potencial de Acumulado de chuvas para Natal e outras 23 cidades do...

Rio Grande do Norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de Perigo Potencial de Acumulado de chuvas para Natal e outras 22 cidades do...

Economia

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nessa sexta-feira (20), trabalhar por conta própria se tornou a escolha de 59% dos brasileiros. Em...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile