Brasil

Celular Seguro: saiba como ativar alerta em caso de roubo ou furto

Foto: Pixabay/ Reprodução

O governo federal lança, na sexta-feira (4), uma nova funcionalidade do aplicativo Celular Seguro que promete facilitar o bloqueio de aparelhos roubados, furtados ou perdidos. Além de impedir que o dispositivo seja utilizado por criminosos, o sistema também notificará possíveis compradores sobre a restrição do aparelho.

Leia também:
“Celular Seguro”: programa vai enviar alertas via WhatsApp a quem comprar celular roubado

Com a nova atualização, quem estiver com um celular fruto de roubo ou furto vai receber um alerta quando o novo chip ou linha telefônica for habilitada.

Como usar

O Celular Seguro pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play (Android) e App Store (iOS). O login é realizado via conta Gov.br. Após acessar a plataforma, o usuário pode cadastrar pessoas de confiança e registrar o número do celular.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ao cadastrar uma pessoa de confiança, ela poderá visualizar o dispositivo em seu perfil e registrar uma ocorrência caso o dono do celular não consiga fazê-lo. Já o registro do telefone exige que a linha esteja vinculada ao CPF do usuário – caso contrário, o alerta não será emitido.

Emissão de alerta

Se o celular for roubado, perdido ou furtado, a vítima ou um contato de confiança pode emitir um alerta pelo aplicativo ou site. Basta selecionar o número do aparelho na aba “Meus Telefones” ou “Telefones de Confiança” e clicar no botão “Alerta”. É necessário informar o que aconteceu, quando e onde o incidente ocorreu.

Após o registro, o app compartilha automaticamente os dados com operadoras de telefonia e instituições financeiras, permitindo o bloqueio do aparelho e de serviços bancários vinculados ao número.

Aviso ao Ministério da Justiça

Caso o celular com restrições seja ativado por outra pessoa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública será notificado, reforçando a segurança e inibindo o uso de dispositivos roubados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o governo, o Celular Seguro busca reduzir a revenda de aparelhos ilegais e oferecer mais proteção aos usuários. A recomendação é que todos baixem o app e realizem o cadastro preventivo para agilizar possíveis bloqueios.

SBT News

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na tarde desta terça-feira (6), a Operação Vértice no município de Currais Novos, na região...

Sem categoria

As motos recuperadas em São João do Sabugi mobilizaram equipes do Comando de Policiamento Regional II e do 6º Batalhão de Polícia Militar na...

Polícia

A Polícia Civil prende condenado em mais uma ação de combate à criminalidade no Rio Grande do Norte. Na sexta-feira (2), agentes cumpriram um...

Polícia

A Polícia Militar prendeu, na quinta-feira (1º), um foragido da Justiça suspeito de violentar sexualmente uma mulher e cometer roubo no município de Pedro...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile