Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Ministério da Saúde amplia acesso a medicamentos para pacientes com doença falciforme

Foto: Reprodução/Internet

O Ministério da Saúde vai incorporar o medicamento deferiprona para o tratamento da sobrecarga de ferro em pacientes com doença falciforme no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a decisão, pessoas que necessitam de tratamento para o acúmulo excessivo de ferro no organismo, independentemente da causa, terão acesso a todas as alternativas terapêuticas disponíveis na rede pública. O excesso de ferro é comum em pessoas que convivem com a doença falciforme devido à necessidade de transfusões sanguíneas frequentes, realizadas para controlar crises de dor e outras complicações.

Leia também:
Serviço de ortopedia em Macaíba ultrapassa mil atendimentos e desafoga Hospital Walfredo Gurgel

O acúmulo de ferro no organismo, se não tratado, pode causar danos graves a órgãos vitais como coração, fígado e glândulas endócrinas.

Sobre o medicamento

A deferiprona é um quelante de ferro, ou seja, uma substância que se liga ao ferro em excesso no corpo e facilita sua eliminação pela urina. Além de reduzir os riscos por conta do acúmulo de ferro, o medicamento tem melhor posologia em relação a outras opções, facilitando na adesão ao tratamento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Até então, o uso da deferiprona no SUS era restrito a pacientes com talassemia maior (tipo de anemia) que não podiam utilizar a desferroxamina devido a contraindicações, intolerância ou dificuldades de administração. A decisão do Ministério da Saúde representa um avanço significativo para esses pacientes, ampliando as possibilidades terapêuticas.

Doença falciforme

A doença falciforme é uma doença genética e hereditária que afeta a forma dos glóbulos vermelhos, colocando-os em formato de foice. Essa alteração prejudica a circulação sanguínea, causando dor intensa, anemias, infecções e complicações em diversos órgãos.

No Brasil, estima-se que cerca de 60 mil pessoas vivam com a doença, que tem maior prevalência em pessoas negras, segundo o Boletim Epidemiológico Saúde da População Negra. O tratamento inclui o controle de sintomas, prevenção de complicações e, em muitos casos, transfusões sanguíneas regulares.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve decisão judicial que obriga o Estado a apresentar, em 15 dias, um plano para...

Saúde

Natal realizou, nesta semana, o primeiro encontro para discutir a saúde da população negra, evento que marca o início da implantação da Política Nacional...

Saúde

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o uso de cores em medicamentos para diferenciar remédios que exigem prescrição médica....

Saúde

O Brasil entra no Guinness após realizar a maior aferição simultânea de pressão arterial já registrada no mundo. A ação, que aconteceu em diversas...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO