A professora e treinadora de vôlei Francileide Custódio da Costa, conhecida como Pequena, acaba de ser convocada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira de Voleibol Sub-17 Feminina como assistente técnica. O convite marca não apenas uma conquista pessoal, mas um feito inédito para o esporte potiguar: Pequena é a primeira treinadora do Rio Grande do Norte — e a primeira mulher do Norte-Nordeste — a compor uma comissão técnica da Seleção Brasileira de Vôlei.
A conquista foi destacada com entusiasmo por Igor Ribeiro Dantas, presidente da Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV), que declarou: “Tenho a honra, alegria e satisfação de informar que a nossa técnica Francileide Custódio da Costa (Pequena) foi convocada pela CBV para integrar a Seleção Brasileira Sub-17.
Para se ter uma ideia da importância deste momento, Pequena será o primeiro treinador potiguar da história a integrar uma comissão técnica da Seleção Brasileira e a primeira mulher do Norte-Nordeste. Parabéns, Pequena, e parabéns ao voleibol do RN!”
O Campeonato Sul-Americano de Voleibol Sub-17 Feminino será realizado em 2025, em Lima, no Peru, e promete ser um marco na carreira de Pequena.
Atualmente, Pequena lidera os treinos e projetos esportivos no Complexo de Ensino Noilde Ramalho desde o ano de 2001, onde seu trabalho vai muito além das quadras. Reconhecida pelo comprometimento, disciplina e inspiração que transmite aos alunos, ela é um símbolo de superação e excelência no esporte educacional.
Desejamos sorte e que Pequena possa trazer muitas conquistas ao voleibol nacional.