O novo modelo de transporte adotado pela Prefeitura do Natal poderá gerar uma economia de R$ 1,5 milhão com o transporte institucional através da utilização de veículos por aplicativos.
O transporte oficial dos servidores em atividades administrativas por aplicativo foi instituído pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire, através do Decreto Nº 13.347, publicado no Diário Oficial do Município. O Decreto institui as regras para a mudança da atual estrutura de veículos locados e motoristas terceirizados por serviços sob demanda via aplicativos.
O objetivo da Prefeitura é reduzir os custos com locação de automóveis e contratação de motoristas, promovendo eficiência nos gastos, modernização e digitalização nos processos públicos. “Nosso levantamento revelou que teremos uma economia de mais de R$1,5 milhão por mês. Para se ter ideia o valor seria suficiente para construir uma Unidade Básica de Saúde por mês”, exemplificou o secretário de Administração de Natal, Brenno Queiroga.
A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) realizou um estudo técnico detalhado sobre a frota, os contratos vigentes e o custo médio da operação durante os três primeiros meses de gestão. Esse tempo foi essencial para assegurar que a mudança de modelo no transporte dos servidores seja tecnicamente viável, fundamentada e compatível com a realidade do Município. “Além da economia, estaremos permitindo o aumento da eficiência e transparência do serviço, com redução real do custo do KM de R$11,30/km para menos de R$3,00/km, com o controle total de todas as viagens”, explicou Queiroga.
SUBSTITUIÇÃO SERÁ PROGRESSIVA
Com o Decreto, haverá a substituição progressiva do modelo atual por transporte sob demanda, via aplicativos, com credenciamento público de operadoras que já atuam com tecnologia consolidada e estrutura corporativa pronta para atendimento institucional. O modelo segue experiências já implementadas com êxito por órgãos públicos como: Governo Federal (TáxiGov), Prefeitura de São Paulo, Banco do Estado do Pará (Banpará). “Esses casos comprovaram economias de até 70% por km rodado e melhoria substancial na rastreabilidade e controle da mobilidade administrativa”, explicou o secretário da SEMAD.
O modelo escolhido ainda preserva contratos vigentes, permite transição gradual e veda a substituição de veículos operacionais essenciais (ambulâncias, viaturas, motos, fiscalização e veículos da Guarda Municipal) e também estabelece um teto de R$ 3,00/km médio mensal, reajuste automático pelo preço da gasolina ANP e a vedação à criação de regras específicas para o Município.
