Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Funeral do Papa Francisco acontecerá no sábado (26), diz Vaticano

Cardeais brasileiros podem participar de novo conclave no Vaticano
Foto: Reuters

O funeral do Papa Francisco acontecerá no sábado (26), na Basílica de São Pedro, a partir das 10h (5h no horário de Brasília). A data foi anunciada pelo Vaticano, na manhã desta terça-feira (22), após a primeira Congregação Geral dos cardeais.

Segundo comunicado, o caixão com o corpo do pontífice será levado à Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), onde ficará disponível ao público. No sábado, uma cerimônia será liderada pelo decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, em frente à igreja. Posteriormente, o caixão será transferido para o sepultamento.

Jorge Mario Bergoglio morreu na madrugada de segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) seguido de insuficiência cardíaca. O pontífice foi encontrado na Casa Santa Marta, onde vinha se recuperando de um quadro de pneumonia bilateral.

Papa pediu cerimônia simples e sepultamento na Basílica de Santa Maria

Diferente de outros papas, Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, ao invés da tradicional Basílica de São Pedro. O funeral seguirá a “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, que ele próprio aprovou em novembro de 2024.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A primeira parte do funeral é a Missa de sufrágio. No ato, realizado na noite de segunda-feira, na Basílica de São João de Latrão, o cardeal Baldo Reina confirmou a morte de Francisco, com a leitura do atestado de óbito. Depois, o corpo do papa foi colocado em um caixão de madeira revestido de zinco e levado para a Basílica de São Pedro, onde será velado, como parte da segunda etapa.

LEIA TAMBÉM: Rito fúnebre do Papa começa na Casa Santa Marta, no Vaticano

Conclave

Com a morte de Francisco, a Igreja Católica fica em estado de “sede vacante”. Até que seja conhecido o nome do futuro papa, a direção da Santa Sé fica sob a responsabilidade do Colégio Cardinalício, composto atualmente por 252 cardeais. Destes, 135 participarão do conclave para escolher o novo líder da igreja. Para ser eleito, o novo papa precisa de dois terços dos votos.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

Papa Leão XIV condena abusos dentro da Igreja Católica e afirmou que nenhuma forma de violência — seja sexual, espiritual ou de autoridade —...

Mundo

O papa apela para Israel e Irã agirem com responsabilidade diante da crescente tensão entre os dois países. Em pronunciamento neste sábado (14), o...

Mundo

O papa Leão XIV recebeu na sexta-feira (7), no Vaticano, o presidente da Argentina, Javier Milei, em um encontro considerado simbólico para a relação...

Mundo

Com palavras acolhedoras, sorriso espontâneo e olhar atento, o Papa Leão XIV voltou neste domingo (11) ao balcão central da Basílica de São Pedro,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO