Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Presidente do INSS é afastado em operação contra fraude bilionária

Foto: Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, é afastado do cargo nesta quarta-feira (23), por determinação da Justiça, após megaoperação da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) contra fraudes bilionárias relacionadas a aposentadorias e pensões.

Leia também:
Homem condenado por homicídio em 2002 é preso pela Polícia Federal em Vera Cruz (RN)

 

De 2019 a 2024, entidades investigadas fizeram ilegalmente descontos associativos de mensalidades de beneficiários. Valor estimado dessas cobranças irregulares chega a R$ 6,3 bilhões, principalmente de contas de aposentados e pensionistas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além de Stefanutto, outros cinco servidores foram afastados de funções públicas no âmbito da megaoperação de hoje, batizada de Sem Desconto.

A força-tarefa mobilizou cerca de 700 agentes da PF e 80 servidores da CGU para cumprimento de 211 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária.

Ações ocorreram no DF e em 13 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

A Justiça também determinou ordens de sequestro de bens e valores de mais de R$ 1 bilhão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Alessandro Antonio Stefanutto, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidir o INSS em julho de 2023, após saída do interino Glauco André Wamburg, é procurador federal de carreira da Procuradoria-Geral Federal (PGF) e graduado em direito pela Universidade Mackenzie. Trabalhou no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e também atuou como técnico da Receita Federal.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira (27) uma megaoperação contra um esquema de desvio de...

Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou para 20 de março prazo para que aposentados e pensionistas contestem descontos associativos indevidos em benefícios pagos pela autarquia federal. Segundo...

Brasil

Em nota, instituto informou que atendimento presencial será interrompido nesses dias por causa de melhorias já programadas pela Dataprev, empresa pública responsável pela tecnologia...

Polícia

O fortalecimento forças federais ganhou destaque no debate sobre segurança pública após o Governo Federal apresentar um conjunto de medidas voltadas à modernização e...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO