A Assembleia Legislativa do RN aprovou, nesta quinta-feira (24), 16 projetos voltados à valorização do patrimônio do RN. A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo (CECTDSMAT) realizou a votação durante sua sexta reunião ordinária de 2024.
Leia também:
ALRN reconhece escolas de samba de Natal como patrimônio cultural do estado
As propostas reconhecem manifestações culturais, eventos históricos, espaços turísticos e instituições artísticas. Como resultado, fortalecem a identidade potiguar em diversas regiões do estado.
Festas e tradições populares ganham reconhecimento
Entre os destaques, o deputado Francisco do PT propôs a inclusão da Paixão de Cristo de Janduís como patrimônio cultural do RN. Da mesma forma, o projeto do deputado Vivaldo Costa (PV) reconheceu o Complexo Turístico Ilha de Santana como patrimônio histórico e paisagístico.
Além disso, o deputado Adjuto Dias (MDB) teve dois projetos aprovados. O primeiro declara o Beco da Lama, em Natal, como patrimônio imaterial. O segundo reconhece a tradicional Festa do Zé Pereira, em São João do Sabugi.
O deputado Tomba Farias (PL) também contribuiu com a proposta que tornou a Festa do Caju, realizada em Jaçanã, um patrimônio turístico e imaterial do estado.
Música, cultura e escolas de samba são homenageadas
A música potiguar também foi valorizada. A Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos, de Santana do Matos, agora integra o patrimônio imaterial do RN.
Ainda no campo cultural, o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) garantiu o reconhecimento das escolas de samba Balanço do Morro e Malandros do Samba, reforçando o valor das tradições carnavalescas.
Calendário oficial do estado recebe novas datas
Outro ponto importante da reunião foi a inclusão de novas datas no calendário oficial do RN. O deputado Taveira Júnior (União) instituiu o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Angelman.
Além disso, a deputada Divaneide Basílio (PT) criou o Dia do Optometrista, comemorado anualmente no dia 6 de março. Já o deputado Adjuto Dias teve aprovada a inclusão dos Caminhos de Santana como evento oficial.
Outras datas incluem o Dia do Cordelista (21 de outubro), também de autoria de Ubaldo Fernandes, e o Dia das Marisqueiras (28 de junho), proposto por Divaneide Basílio.
Educação midiática e segurança também foram lembradas
Dois projetos ampliaram a atuação da ALRN em áreas distintas. A deputada Terezinha Maia (PL) propôs a criação da Semana da Educação Midiática, a ser comemorada em todo o estado. Já o deputado Nelter Queiroz (PSDB) homenageou o Cabo Gilvan Francisco Dionísio Filho, nomeando a sede do Batalhão de Polícia de Equador em sua memória.
