O governo federal autorizou a convocação de 4.330 candidatos aprovados no Concurso Unificado. A informação consta na Portaria nº 3.114, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira (25). Desde já, a medida representa um grande avanço no reforço do quadro de servidores públicos federais.
Leia também:
Inscrições para o concurso do Idema começam nesta segunda-feira (28)
Os candidatos convocados atuarão em 16 órgãos e entidades federais. Entre eles estão ministérios como o da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e Planejamento. Além disso, instituições como o Incra, Inep, Funai, IBGE e AGU também receberão novos servidores.
Conforme o Ministério da Gestão, as primeiras nomeações devem ocorrer já em maio. Cada órgão será responsável por nomear e dar posse aos aprovados. A convocação abrange cargos de nível médio e superior em áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas.
O Concurso Unificado — apelidado de “Enem dos Concursos” — foi o maior já realizado no país. Realizado em 18 de agosto de 2024, o exame contou com mais de 2,1 milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Cerca de 1 milhão de candidatos realizaram as provas em 218 cidades brasileiras.
As remunerações variam entre R$ 3.741,84 e R$ 22.921,71, conforme o cargo e o nível de formação exigido. Assim, o certame busca democratizar o acesso ao serviço público federal, conforme enfatizou a ministra Esther Dweck.