Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Governo do RN sanciona lei que permite negociação de dívidas tributárias com descontos de até 80%

Foto: Sandro Menezes

A governadora Fátima Bezerra sancionou nesta terça-feira (29) a nova lei estadual de transações tributárias. A legislação cria um canal de negociação entre o Estado e empresas inadimplentes, garantindo condições personalizadas para quitação de dívidas fiscais.

A governadora detalhou que a nova lei permite condições específicas para regularização de débitos tributários e não tributários. A sanção ocorreu em solenidade na Governadoria do Estado, com a presença de secretários e representantes do setor produtivo potiguar.

A depender das características da dívida e do devedor, os descontos podem chegar a 80%, com condições de parcelamento variadas, de até 120 meses.

O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, frisou que o novo instrumento é relevante tanto para o equilíbrio fiscal do Estado quanto para a retomada da legalidade por parte dos contribuintes. “A expectativa do governo é muito boa, de que consigamos regularizar um número significativo de contribuintes e, claro, arrecadar um valor expressivo de recursos”, analisou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda, o estoque da dívida ativa do Rio Grande do Norte ultrapassa R$ 10 bilhões. Desse total, 95,87% correspondem ao ICMS; 1,38%, ao IPVA; e 2,75%, a outros tributos.

 Lei é aprovada pelo setor produtivo

A sanção da nova lei estadual de transações tributárias foi recebida com otimismo por lideranças do setor produtivo do Rio Grande do Norte, que veem na medida uma ferramenta importante para a regularização fiscal de empresas.

A assinatura da lei, segundo as entidades de classe, moderniza a gestão fiscal e oferece um caminho para a recuperação de negócios em dificuldade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Marcelo Queiroz, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), acredita que a medida beneficiará empresas que enfrentaram dificuldades, “algumas até prestes a fechar as portas”, trazendo “agilidade e segurança nesse ajuste de contas”.

O diálogo do setor produtivo com o Governo do Estado foi o ponto central da avaliação de Etelvino Patrício, diretor da Federação das Indústrias do Estado (Fiern). Ele relatou a participação ativa da Fiern nas discussões prévias da lei, colocando o corpo técnico da entidade à disposição para contribuir. “Esse diálogo é um ponto forte e nos faz acreditar que o Rio Grande do Norte pode ir muito mais longe”, pontuou.

A percepção de um governo acessível e receptivo foi compartilhada por José Lucena, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal. “Um governo do qual participamos com vontade de ajudar”, reconheceu.

LEIA TAMBÉM: Feriado de 1º de Maio: confira o que abre e fecha no comércio de Natal

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Economia

Neste sábado (9), o Governo do Rio Grande do Norte realiza o pagamento antecipado de 40% do 13º salário para servidores ativos da Educação...

Política

O Governo do RN sancionou a Lei nº 12.386, que estabelece diretrizes para prevenção e combate ao bullying e cyberbullying em escolas públicas e...

Economia

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) realiza, nesta quarta-feira (6), às 18h30, uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico do...

Economia

Entrou em vigor nesta terça-feira (6) a tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros, afetando diretamente setores da economia potiguar. No Rio Grande...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO