Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Anvisa volta a interditar creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Foto: Divulgação

A interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint foi retomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (30), após a própria fabricante retirar o recurso que pedia a suspensão da medida. A comercialização e o uso do produto seguem proibidos em todo o país.

Leia também:
Anvisa interdita creme dental da Colgate após relatos de lesões bucais

A interdição cautelar havia sido determinada no dia 27 de março, após relatos de consumidores sobre reações adversas, como inchaço nos lábios. Na ocasião, a Anvisa destacou que a formulação do creme contém fluoreto de estanho — substância com ação antimicrobiana e anticárie — que pode causar reações indesejadas em alguns usuários.

Apesar da medida, a Anvisa não determinou o recolhimento do produto, mas estabeleceu que ele não deve ser exposto à venda em pontos comerciais. Os consumidores foram orientados a suspender o uso em caso de sintomas como irritação, dor, sensação de queimação, inflamação gengival ou edema labial.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A linha Colgate Total Clean Mint substituiu a antiga Colgate Total 12. Em nota divulgada nas redes sociais, a Colgate Brasil reforçou seu compromisso com a segurança dos consumidores e disponibilizou um canal de atendimento para casos relacionados ao produto: www.colgatepalmolive.com.br/contact-us.

Profissionais de saúde foram orientados a monitorar possíveis reações em seus pacientes, além de recomendar alternativas de higiene bucal para pessoas sensíveis à fórmula. A Anvisa também reforçou a importância de os fabricantes fornecerem informações claras no rótulo, sobre uso e possíveis efeitos colaterais.

As notificações de reações adversas devem ser feitas por meio do sistema e-Notivisa, canal oficial da agência para monitoramento de eventos relacionados a produtos de saúde. Queixas econômicas, como devoluções ou denúncias sobre empresas irregulares, não são recebidas pelo sistema.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A Anvisa proibiu a manipulação de medicamentos à base de semaglutida, como Ozempic, Wegovy e Rybelsus, amplamente usados no tratamento de obesidade e diabetes...

Saúde

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o uso de cores em medicamentos para diferenciar remédios que exigem prescrição médica....

Saúde

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou ao Ministério da Saúde que não incorpore ao sistema público os medicamentos à...

Brasil

Mais uma marca de azeite foi proibida pelo governo. Desta vez, todos os lotes do extravirgem da marca Vale dos Vinhedos tiveram a venda suspensa por...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO