Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Vacinação contra hepatite A será ampliada para usuários da PrEP no SUS

Foto: Rodrigo Nunes/MS

A vacinação contra hepatite A para usuários da PrEP será ampliada pelo Ministério da Saúde. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (2) e tem como objetivo conter surtos da doença entre a população adulta. A estratégia atende a uma mudança no perfil epidemiológico da hepatite A no Brasil.

Leia também:
Ministério da Saúde recebe 1,3 milhão de doses da vacina atualizada contra Covid-19

A ampliação se deu após a redução de mais de 95% dos casos entre crianças. Essa queda foi registrada desde a inclusão da vacina no calendário infantil do SUS, em 2014. Agora, a maior parte dos casos se concentra em adultos, especialmente em homens que fazem sexo com homens.

Segundo o Ministério da Saúde, será buscada a cobertura vacinal de 80% dos usuários da PrEP, que somam mais de 120 mil pessoas atendidas no SUS. A imunização será feita com duas doses, com intervalo de seis meses, garantindo proteção prolongada.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para receber a vacina, será necessário apresentar a receita da PrEP. Os locais de aplicação das doses serão informados pelos serviços de saúde onde o paciente retira a medicação.

A hepatite A é uma inflamação no fígado causada por um vírus. A doença é transmitida principalmente pela via fecal-oral, mas surtos têm sido associados também a práticas sexuais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a vacina como estratégia eficaz de prevenção.

No Brasil, um aumento nos casos entre adultos foi identificado pela primeira vez em 2017, no município de São Paulo. Naquele ano, foram registrados 786 diagnósticos e 2 óbitos. Desde então, outros surtos foram observados, com prevalência entre homens adultos. Em 2023, foram notificados 2.080 casos, sendo 1.877 entre pessoas com mais de 20 anos.

Com a vacinação ampliada, espera-se reduzir os riscos de internações, casos graves e mortes pela doença. A iniciativa reforça o compromisso do SUS com a prevenção e a proteção da saúde da população mais vulnerável.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Desde a introdução da vacina infantil, os casos entre menores de 5 anos caíram 97,3%. Entre crianças de 5 a 9 anos, a redução foi de 99,1% entre 2013 e 2023.

Notícias relacionadas

Cidades

Durante o mês de julho, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, reforça ações de vigilância, prevenção e...

Natal

A Caravana Mais Natal está de volta! Nesta segunda-feira (30), o projeto promovido pela TV Ponta Negra e a 95 Mais FM chega ao...

Saúde

O Rio Grande do Norte passou a integrar, nesta sexta-feira (27), a Aliança pela Vacinação contra o HPV, iniciativa lançada em parceria com o...

Saúde

A chegada do inverno vírus respiratórios reacendeu os alertas das autoridades de saúde pública. O número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG)...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO