Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Marinho defende transição da jornada 6×1 para 5×2 e diz que economia está madura para isso

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta quarta-feira (7) que o Brasil está pronto para reduzir a jornada máxima de trabalho. Durante audiência na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, ele classificou como “cruel” o atual sistema de escala 6×1 (seis dias trabalhados para um de descanso) e defendeu a transição para uma jornada de cinco dias com dois de folga.

Marinho destacou que o modelo atual prejudica principalmente os trabalhadores do comércio e sugeriu uma transição progressiva para condições mais equilibradas. “Acredito que é possível reduzir a jornada máxima. O 6×1 é cruel”, afirmou.

O ministro fez distinção entre a jornada do trabalhador e a da atividade econômica. “Alguns setores precisam funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia. Nesses casos, as convenções coletivas devem regular as escalas”.

Economia madura para mudança

“Vejo que a economia está madura para uma redução da jornada máxima no Brasil. Hoje temos 44 horas semanais, que considero o pior turno”, declarou Marinho. Ele ressaltou que o governo deve mediar o diálogo entre empregadores e trabalhadores para alcançar um “patamar saudável”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O ministro alertou que ambientes de trabalho hostis e jornadas excessivas têm aumentado os problemas psicológicos entre os trabalhadores. A proposta de redução da jornada surge como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais.

Atualmente, o Brasil mantém uma das maiores jornadas de trabalho entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, com carga horária semanal acima da média de nações como França (35h), Alemanha (34h) e Reino Unido (37,5h).

Notícias relacionadas

Economia

A bandeira verde  seguirá vigente em fevereiro, conforme anúncio feito nessa sexta-feira (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Com isso, os consumidores não...

Economia

As contas públicas fecharam 2025 com saldo negativo, em razão, principalmente, do déficit do governo federal, que teve o crescimento das despesas maior que...

Economia

O Governo do Rio Grande do Norte realiza, nesta sexta-feira (30), o pagamento da folha salarial dos servidores públicos estaduais. Serão beneficiadas 111 mil...

Natal

A Prefeitura do Natal abriu o cadastramento para comerciantes informais interessados em vender artigos carnavalescos durante o Carnaval 2026. Inicialmente, estão disponíveis 20 vagas...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO