Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Resolução permite que biólogos realizem procedimentos estéticos. Conselho de Medicina é contra

Foto: Pexels

O Conselho Federal de Biologia (CFBio) publicou uma resolução que autoriza novos procedimentos na área estética. Com a mudança, biólogos podem aplicar botox e realizar outros procedimentos com substâncias injetáveis, como microagulhamento, terapia celular e tratamentos com bioestimuladores.

Leia também:
Hemonorte lança campanha para incentivar cadastro de medula óssea

A decisão ampliou o campo de atuação dos profissionais com formação em Biologia Estética, mas reacendeu o embate judicial com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Em nota, o CFM e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirmaram que pretendem tomar medidas legais contra a decisão.

A nova resolução define que o biólogo deve estar habilitado por graduação, pós-graduação ou curso livre com carga prática supervisionada. Para quem não fez estágio curricular em estética, será necessário cursar uma pós específica na área.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O que biólogos estão autorizados a fazer

Além da aplicação de toxina botulínica, os profissionais passam a poder realizar intradermoterapia com preenchedores, mesoterapia, tratamentos capilares, aplicação de fios de PDO e ozonioterapia. Eles também podem atuar como responsáveis técnicos, consultores, instrutores e emitir pareceres técnico-científicos.

Apesar dos avanços, o Conselho manteve restrições. Biólogos não podem fazer cirurgias plásticas, cortes ou suturas, nem prescrever medicamentos de uso interno.

A SBD criticou a medida, destacando que procedimentos com injetáveis exigem conhecimentos médicos aprofundados e envolvem riscos significativos. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou.

A polêmica entre os conselhos não é recente. Em 2023, a Justiça Federal suspendeu uma resolução semelhante, alegando que a atuação de biólogos em procedimentos estéticos não encontra respaldo legal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Agora, o novo texto reacende a discussão e pode, mais uma vez, ser judicializado. Mesmo assim, o CFBio promete lançar um manual para padronizar a habilitação dos profissionais em todo o país.

*Com informações do SBT News

Notícias relacionadas

Justiça

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, nesta terça-feira (18), um novo conjunto de normas que orientará o uso da inteligência artificial (IA) no...

Brasil

Após decisão judicial, governo federal publicou, nesta quarta-feira (8), uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre o...

Justiça

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 45ª Promotoria de Justiça de Natal, participará de uma audiência judicial na...

Saúde

Procedimentos estéticos feitos por profissionais sem qualificação podem causar complicações oculares, incluindo problemas nos olhos e nas pálpebras. O alerta é do Conselho Brasileiro...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO