O Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia é comemorado nesta segunda-feira (12 ), cujo objetivo é promover a conscientização sobre a doença. Um trabalho realizado pelo GAMF, formado por pacientes com fibromialgia, promove hoje, a partir das 10h, distribuição de panfletos informativos e lacinhos roxos na calçada do Midway. A ação tem apoio do vereador Tércio Tinoco.
A fibromialgia é uma doença que atinge cerca de 3% da população do país, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Ela causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Também provoca fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e de atenção e cansaço excessivo.
“São sintomas que afetam significativamente a qualidade de vida do paciente, por isso a importância de reconhecer a síndrome e buscar orientação de um especialista”, diz Micheline Guimarães, presidente do GAMF (Grupo de Apoio mútuo entre pacientes fibromiálgicos e de dor crônica).
Sobre a fibromialgia
O diagnóstico da doença é apenas clínico, ou seja, não há exames complementares que confirmem ou excluam sua existência. Apesar de não avançar ao longo dos anos, a fibromialgia não tem cura. Infelizmente, a medicina ainda não entende muito bem como a doença opera dentro do corpo humano. Sabe-se que, sem tratamento, ela pode evoluir para incapacidade física e limitação funcional, além de complicações com bastante impacto sobre a qualidade de vida do paciente. Por isso, é tão importante realizar o tratamento adequado para controlar os sintomas e proporcionar qualidade de vida para o paciente.
LEIA TAMBÉM: ABC conquista a primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série C