O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, representa o Brasil na disputa pela Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes, na França. Ambientado no ano de 1977, o longa narra a trajetória de um professor que, ao se mudar de São Paulo para Recife, busca recomeçar a vida. No entanto, a tentativa de recomeço se transforma em um novo desafio.
Leia também:
“Ainda Estou Aqui” vence Oscar 2025 de melhor filme internacional
Além de concorrer na mostra competitiva, o Brasil também foi escolhido como país homenageado da 78ª edição do festival. Essa honraria reconhece a contribuição brasileira à indústria cinematográfica global e promove o cinema nacional em uma das vitrines mais prestigiadas do mundo.
Brasil em destaque no Festival de Cannes
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa da programação oficial no Marché du Film 2025, uma das principais plataformas de negócios do setor audiovisual. Ela também se reunirá com a ministra da Cultura da França, Rachida Dati. A delegação brasileira conta com 65 representantes do setor audiovisual, incluindo produtores e cineastas.
Durante o evento, o Brasil promove exibições de projetos em andamento, encontros de networking e discussões sobre coproduções internacionais. A ação tem apoio do Itamaraty, do Instituto Guimarães Rosa e da ApexBrasil.
