A limpeza de galerias em Natal já retirou mais de 9 mil toneladas de resíduos sólidos das redes de drenagem da cidade. A informação é da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que coordena os trabalhos com apoio de caminhões de hidrojato e sucção. A ação integra um conjunto de medidas preventivas adotadas pela Prefeitura do Natal para reduzir os impactos das chuvas.
Leia também:
Instabilidades devem manter chuvas em Natal pelos próximos dias, diz Emparn
O processo de limpeza ocorre em diversos bairros e já dura cerca de quatro meses. Durante esse período, a Seinfra encontrou materiais como pneus, plásticos, pedras e outros resíduos que impedem o bom funcionamento do sistema de drenagem. Esse entupimento pode causar alagamentos e transtornos à população, especialmente em períodos chuvosos.
Ações seguem em vários pontos da cidade
Até o momento, a Prefeitura de Natal já realizou a limpeza de aproximadamente 75 quilômetros de redes e ramais de galerias pluviais. Além disso, mais de 800 bocas de lobo e 170 poços de visita passaram por desobstrução.
Segundo a secretária Shirley Cavalcanti, titular da Seinfra, a iniciativa tem caráter preventivo. “A Prefeitura do Natal está agindo preventivamente em ações que minimizem os efeitos das chuvas, com a limpeza de galerias pluviais, bocas de lobo, poços de visita e das lagoas de captação, que avançam a cada dia em Natal”, destacou.






















































