Trump diz que ligará para o presidente russo Vladimir Putin na próxima segunda-feira (19) com o objetivo de discutir a guerra na Ucrânia. Em postagem na Truth Social, o ex-presidente americano revelou que o foco será a busca por um cessar-fogo e o fim imediato do conflito, que já tirou milhares de vidas.
Leia também:
Governo Trump estuda reality show para imigrantes
A ligação ocorrerá às 10h (horário local), segundo o próprio Trump, que afirmou querer “parar o banho de sangue” e discutir também questões comerciais. Logo após, ele pretende dialogar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e com representantes da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O anúncio ocorre em um momento delicado. No sábado (17), um drone russo atingiu um ônibus que evacuava civis na região de Sumy, nordeste da Ucrânia. O ataque matou nove pessoas e feriu outras sete, das quais três estão em estado grave. O presidente Zelensky classificou o ataque como uma “matança deliberada de civis”.
Além disso, o ataque aconteceu poucas horas depois de Ucrânia e Rússia realizarem sua primeira rodada de negociações diretas em anos. As conversas, realizadas em Istambul, terminaram sem acordo, especialmente pela ausência de Vladimir Putin na delegação russa.
Zelensky lamentou o fracasso das conversas e criticou duramente a postura da Rússia. “A Ucrânia propôs um cessar-fogo total e incondicional. A Rússia respondeu com mísseis”, declarou o presidente ucraniano.