Natal irá sediar, na próxima segunda-feira (26), o lançamento do Planejamento Espacial Marinho (PEM) da região Nordeste. A cerimônia acontecerá a partir das 9h no auditório do Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, no bairro de Santos Reis, Zona Leste da capital. A iniciativa marca o início de uma série de atividades na região, com o objetivo de apresentar uma política pública para o uso sustentável do mar.
Leia também:
Caravana Mais Natal chega com saúde e lazer na segunda (26) em Felipe Camarão
O Planejamento Espacial Marinho busca organizar as atividades humanas no ambiente marinho, visando alcançar metas ecológicas, sociais e econômicas. Segundo definição da UNESCO, trata-se de um processo público de gestão do espaço marítimo. O Brasil assumiu voluntariamente o compromisso de desenvolver seu planejamento até 2030.
Iniciativa integra universidades e órgãos nacionais
O PEM é coordenado nacionalmente pela Marinha do Brasil, por meio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). No Nordeste, a coordenação cabe à Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), com apoio de 13 universidades públicas da região, incluindo a UFRN, UFC, UFPE, UFPB e UERN.
Durante a tarde do dia 26, das 14h às 17h, o evento segue com apresentações técnicas sobre o projeto. Especialistas vão detalhar como o Planejamento Espacial Marinho pretende ordenar o uso do mar de forma participativa e sustentável.
A implementação do PEM Nordeste é fundamental para proteger os recursos naturais, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e impulsionar a economia regional. Além disso, a proposta valoriza o desenvolvimento sustentável com inclusão social e qualidade ambiental.
