O Agente Secreto, novo filme do premiado diretor Kleber Mendonça Filho, surge como forte candidato a prêmios na 78ª edição do Festival de Cannes, que termina neste sábado (24). O longa, estrelado por Wagner Moura, reacende as esperanças do cinema brasileiro após a conquista inédita de Ainda Estou Aqui no Oscar.
Leia também:
‘O Agente Secreto’: primeiras cenas de filme brasileiro que disputa prêmio em Cannes são divulgadas
Ambientado no final dos anos 1970, durante a ditadura militar, o filme acompanha Marcelo (Moura), especialista em tecnologia que retorna a Recife em busca de paz. No entanto, ele logo se vê envolvido em um cenário político conturbado, marcado por repressões e conspirações. Desde já, a crítica internacional vem respondendo positivamente à produção.
Segundo o jornal britânico The Guardian, que concedeu cinco estrelas ao filme, O Agente Secreto é “brilhante e corajoso”. Já a BBC destacou o longa como “um vibrante thriller político”, sugerindo até uma possível indicação ao Oscar.
O histórico de Kleber Mendonça Filho em Cannes fortalece as apostas. O diretor já venceu o Prêmio do Júri por Bacurau (2019) e integrou a mostra com outros sucessos, como Aquarius (2016) e Retratos Fantasmas (2023).
O elenco reúne talentos como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e o veterano Udo Kier. Todos reforçam o peso artístico da obra, que já tem distribuição garantida no Brasil pela Vitrine Filmes e nos Estados Unidos pela Neon, a mesma responsável por quatro vencedores recentes da Palma de Ouro.
