Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Gripe avança pelo Brasil e baixa vacinação preocupa; veja como prevenir e se cuidar

Foto: Reprodução/Internet

Com a queda das temperaturas e baixa cobertura vacinal, o vírus da gripe vem se espalhando pelo Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que, atualmente, são notificados cerca de 1.700 casos por semana e a taxa de vacinação dos grupos prioritários, como crianças pequenas, idosos e gestantes, está em 31,88%, abaixo da meta de 90% de cobertura.

Em São Paulo, por exemplo, a taxa de contaminação por influenza subiu de 5% em janeiro para mais de 33% em maio. Ao todo, 15 estados brasileiros já estão em alerta pela doença.

O boletim Infogripe, publicado em maio, já havia alertado para o aumento de hospitalizações por gripe. Agora, uma nova atualização confirma a escalada da influenza A — grupo que inclui o H1N1 —, com crescimento expressivo especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que historicamente apresentam menos variação climática.

As diferenças entre os tipos de gripe e como prevenir

Do latim influentia, “fluir para dentro”, influenza é sinônimo de gripe no Brasil. Há três tipos conhecido, o A que é o mais prevalente e com os subtipos H1N1 e H3N2; o B, que causa epidemias sazonais e geralmente é menos grave que a gripe A. O tipo C causa infecções leves e é menos comum, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A principal forma de evitar complicações pela gripe é a vacinação. A rede pública de Saúde, pelo SUS, está oferecendo a vacina, principalmente para grupos prioritários como crianças, gestantes e idosos acima de 60 anos, mas alguns estados vêm liberando a vacinação para todas as pessoas (consulte a UBS mais próxima da sua casa).

Sinais de alerta da gripe e como se cuidar

Segundo o cardiologista Rodrigo Almeida Souza, os sintomas comuns de infecções respiratórias incluem febre, tosse, coriza, dor de garganta, dores musculares e cansaço. Embora geralmente benignos, alguns sinais podem indicar envolvimento do coração e exigem atenção médica urgente:

  • Dor ou aperto no peito;
  • Falta de ar, mesmo em repouso;
  • Palpitações ou batimentos irregulares;
  • Tontura ou episódios de desmaio;
  • Inchaço nas pernas e tornozelos;
  • Cansaço extremo e inexplicável.

SBT News

Notícias relacionadas

Cidades

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh), realiza nesta...

Esportes

Começaram nesta terça-feira (16) em Natal os Jogos Municipais da Pessoa Idosa, evento que tem como objetivo promover o envelhecimento ativo por meio do...

Polícia

Policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia (DP) de Extremoz cumpriram dois mandados de prisão preventiva em desfavor de dois homens suspeitos da prática...

Justiça

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou uma decisão do do Tribunal regional Federal da 5ª Região (TRF5) que beneficiava o Centro...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO