Brasil

Gripe avança pelo Brasil e baixa vacinação preocupa; veja como prevenir e se cuidar

Foto: Reprodução/Internet

Com a queda das temperaturas e baixa cobertura vacinal, o vírus da gripe vem se espalhando pelo Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que, atualmente, são notificados cerca de 1.700 casos por semana e a taxa de vacinação dos grupos prioritários, como crianças pequenas, idosos e gestantes, está em 31,88%, abaixo da meta de 90% de cobertura.

Em São Paulo, por exemplo, a taxa de contaminação por influenza subiu de 5% em janeiro para mais de 33% em maio. Ao todo, 15 estados brasileiros já estão em alerta pela doença.

O boletim Infogripe, publicado em maio, já havia alertado para o aumento de hospitalizações por gripe. Agora, uma nova atualização confirma a escalada da influenza A — grupo que inclui o H1N1 —, com crescimento expressivo especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que historicamente apresentam menos variação climática.

As diferenças entre os tipos de gripe e como prevenir

Do latim influentia, “fluir para dentro”, influenza é sinônimo de gripe no Brasil. Há três tipos conhecido, o A que é o mais prevalente e com os subtipos H1N1 e H3N2; o B, que causa epidemias sazonais e geralmente é menos grave que a gripe A. O tipo C causa infecções leves e é menos comum, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A principal forma de evitar complicações pela gripe é a vacinação. A rede pública de Saúde, pelo SUS, está oferecendo a vacina, principalmente para grupos prioritários como crianças, gestantes e idosos acima de 60 anos, mas alguns estados vêm liberando a vacinação para todas as pessoas (consulte a UBS mais próxima da sua casa).

Sinais de alerta da gripe e como se cuidar

Segundo o cardiologista Rodrigo Almeida Souza, os sintomas comuns de infecções respiratórias incluem febre, tosse, coriza, dor de garganta, dores musculares e cansaço. Embora geralmente benignos, alguns sinais podem indicar envolvimento do coração e exigem atenção médica urgente:

  • Dor ou aperto no peito;
  • Falta de ar, mesmo em repouso;
  • Palpitações ou batimentos irregulares;
  • Tontura ou episódios de desmaio;
  • Inchaço nas pernas e tornozelos;
  • Cansaço extremo e inexplicável.

SBT News

Notícias relacionadas

Economia

O número de pessoas ocupadas com carteira assinada aumentou no Rio Grande do Norte em 2023, mas o valor médio dos salários apresentou queda,...

Polícia

Um homem identificado como William Oliveira Paulino fugiu na manhã desta quinta-feira (13) da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, após se...

Polícia

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, deflagrou, na noite da quarta-feira e início da madrugada de desta quinta-feira...

Natal

Em meio à COP30, que acontece em Belém (PA), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb),...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile