O presidente Donald Trump criticou o líder russo, Vladimir Putin, por continuar promovendo ataques na Ucrânia em meio aos esforços dos Estados Unidos para conseguir um acordo de cessar-fogo entre os países. Em publicação na terça-feira (27), o republicano afirmou que Putin “está brincando com fogo”.
“O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia, e quero dizer muito. Ele está brincando com fogo”, escreveu Trump.
A publicação foi rebatida pelo principal responsável pela segurança do Kremlin, Dmitry Medvedev, que mencionou diretamente o risco de uma Terceira Guerra Mundial. “Em relação às palavras de Trump sobre Putin “brincar com fogo” e “coisas realmente ruins” acontecendo com a Rússia, eu só conheço uma coisa realmente ruim — a Terceira Guerra Mundial. Espero que Trump entenda isso”, disse.
Negociações de cessar-fogo
Em conversa com Trump em 19 de maio, Putin concordou em “iniciar imediatamente” as negociações de cessar-fogo na Ucrânia. Na última semana, o governo russo afirmou que estaria pronto para apresentar à Ucrânia uma proposta preliminar para um acordo de paz, elencando as condições do governo russo para acabar com o conflito. O mesmo deveria ser feito por Kiev.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura abre inscrições para áreas PCD nos polos do São João de Natal
