Rio Grande do Norte

Concurso do Magistério: Governo do RN amplia vagas e reserva para cotas

Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, neste sábado (07), no Diário Oficial do Estado, a 6ª retificação do edital do concurso do magistério, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEEC). A medida amplia o número de vagas e reforça o compromisso com políticas de inclusão e equidade.

Leia também:
Governo autoriza concursos com 2 mil vagas para ministérios, agências, Forças Armadas e INSS; veja cargos

A nova versão do Edital nº 01/2024 passa a ofertar 729 vagas efetivas, após ajustes legais que garantem a reserva mínima para candidatos com deficiência (PCD) e pretos e pardos (PPP). A retificação responde a uma Decisão Interlocutória da Ação Civil Pública e à legislação estadual em vigor.

Com a ampliação, o certame agora distribui as vagas da seguinte forma:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • 510 para ampla concorrência;

  • 146 para candidatos PPP (20% do total);

  • 73 para PCD (10% do total).

Esses números representam a inclusão de 131 novas vagas — sendo 74 para PPP e 57 para PCD — ajustando o edital às exigências legais e decisões judiciais recentes.

Além disso, foram definidos critérios claros para a nomeação dos candidatos cotistas. A cada 10 convocações, o 4º nomeado será PCD e o 3º e 8º serão PPP, conforme estabelece a nova redação do item 3.1.

Outra mudança importante diz respeito à correção das provas discursivas. Com a ampliação de vagas, mais 1.310 redações serão corrigidas, conforme o item 9.17 do edital. O novo texto também permite a correção de provas de candidatos classificados além da 10ª posição, caso surjam novas vacâncias.

O edital retificado inclui o Anexo VII, com o novo cronograma do concurso. As alterações asseguram que nenhum candidato da ampla concorrência será prejudicado e fortalecem o caráter inclusivo do processo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A capital potiguar se prepara para receber, a partir desta quinta-feira (13), o 1º Congresso de Direito das Crianças, um dos eventos mais importantes...

Justiça

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve uma decisão judicial que obriga o Governo do Estado a definir um prazo para...

Polícia

Duas ocorrências de furto de cabos elétricos e equipamentos em dependências da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em...

Educação

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou, na última sexta-feira (07), a cerimônia de encerramento do projeto de extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI). O evento,...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile