Cidades

IPEM/RN registra alta em irregularidades em bombas de combustíveis

Foto: IPEM/RN

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) registrou aumento nas irregularidades em bombas e balanças durante fiscalizações realizadas em maio. O levantamento mostrou falhas em 7,5% das 269 balanças e em 4,4% das 249 bombas de combustível verificadas. Nos dois meses anteriores, os percentuais foram de 6,5% e 4%, respectivamente.

Leia também:
Endividamento dos brasileiros sobe e atinge 78,2% em maio

No total, o IPEM/RN fiscalizou 2.625 instrumentos, incluindo balanças, cronotacógrafos, taxímetros e esfigmomanômetros. Também houve redução nas irregularidades na venda de pão francês, com queda de seis para dois estabelecimentos fora da norma — a legislação determina que o produto seja comercializado apenas por quilo.

Principais falhas encontradas

Durante as inspeções, os fiscais identificaram problemas como vazão abaixo do permitido (quando se entrega menos combustível do que o mostrado na bomba), falhas no interloque e mau estado de conservação dos equipamentos. Em relação às balanças, foram encontrados erros na pesagem, selos violados e falhas que favoreciam ou prejudicavam o consumidor.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O IPEM/RN alerta que os estabelecimentos com instrumentos irregulares podem sofrer penalidades. Em casos de prejuízo ao consumidor, os equipamentos são retirados de uso até a correção completa.

Além disso, o Setor de Qualidade inspecionou 7.162 produtos com certificação obrigatória do Inmetro — como brinquedos, panelas de pressão e lâmpadas LED — sem encontrar irregularidades.

Durante a “Operação Dia do Trabalhador”, realizada de 1º a 14 de maio, o órgão fiscalizou 163 bombas de combustível em 13 postos nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró. Três deles foram autuados por falhas como vazão irregular e violação de lacres.

Denúncias podem ser feitas pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou via WhatsApp (84) 98147-9433.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Cerca de 50 postos de combustíveis de Natal e Região Metropolitana foram fiscalizados entre os dias 24 e 28 de novembro dentro da Operação...

Brasil

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de São Paulo (Cira-SP) deflagrou nesta quinta-feira (27) a megaoperação Poço de Lobato, mirando a refinaria privada Refit, empresa do setor de...

Cidades

Em um passo importante para a implementação do Programa Balança Segura RN, o diretor-geral do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do...

Economia

A partir desta terça-feira (21), a Petrobras reduzirá em 4,9% o preço de venda da gasolina A para as distribuidoras. Com o reajuste, o...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile