Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Mais de 1 milhão de potiguares receberam alerta da Defesa Civil

Foto: Sandro Menzes

Mais de 1 milhão de potiguares receberam, no último sábado (14) uma mensagem de alerta-teste da Defesa Civil, enviada pelo novo sistema de notificação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O envio simultâneo ocorreu em 36 cidades dos nove estados do Nordeste, incluindo Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, no Rio Grande do Norte.

Leia também:
Defesa Civil Alerta: Natal irá testar sistema de emergência

A mensagem, acompanhada de um sinal sonoro de cerca de 10 segundos, informava:

“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no NORDESTE. Para mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O disparo foi feito diretamente por Brasília, com participação do presidente Lula e do ministro Waldez Góes, e monitorado localmente pela Defesa Civil do RN, no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) em Natal.

“Esse mecanismo vai preservar vidas e garantir segurança. É um marco na resposta a possíveis desastres no RN”, destacou o secretário estadual de Segurança, coronel Francisco Araújo.

Segundo o tenente Francisco de Assis Adelino, o sistema usa a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto sobrepostas ao que o usuário estiver acessando, e o alerta sonoro é acionado mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.

A ferramenta não exige cadastro prévio e já foi utilizada com sucesso no Sul e Sudeste do Brasil, com mais de 250 alertas emitidos. Agora, ela começa a ser implementada no Nordeste e será ativada oficialmente no RN a partir de 18 de junho, quando passará a funcionar em situações reais de risco, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e vendavais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Tipos de alerta enviados:

  • Alerta Extremo – emite som de sirene, mesmo no modo silencioso.

  • Alerta Severo – som semelhante ao de SMS, mas não toca se o aparelho estiver silenciado.

O lançamento da ferramenta no RN contou com a presença de autoridades como o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Monteiro, a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva, representantes da Marinha, PM, Defesa Civil e Assecom, entre outros.

“A nova ferramenta é um marco histórico no enfrentamento a desastres”, afirmou Loiane Souza, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O sistema será expandido para todo o país até o fim de 2025.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Um caso de corrupção ativa terminou com a prisão de um homem de 27 anos, nesta semana, após tentativa de suborno. Policiais militares do...

Polícia

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (31) a operação Vereda Grande, que tem como principal objetivo combater a...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta quarta-feira (30), um homem de 59 anos condenado pelo crime de estupro de vulnerável...

Entretenimento

O tributo definitivo “Beatles Abbey Road”, recria a trajetória da maior banda de todos os tempos com um espetáculo cênico musical que resgata a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO