Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Com 85% do público alvo vacinado, campanha contra HPV ganha força no São João

Foto: Reprodução/Freepik

Com a chegada das comemorações de São João, o clima de festa também representa uma oportunidade para fortalecer a conscientização sobre saúde e prevenção de ISTs. Em meio à intensa interação social junina, especialistas em Saúde destacam que é fundamental fortalecer a divulgação da vacinação contra o vírus do HPV, especialmente entre jovens e adolescentes que frequentam os festejos.

Leia também:
UFRN abre inscrições para cursos técnicos na área da saúde

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que entre 9 e 10 milhões de brasileiros já estejam infectados pelo HPV, com aproximadamente 700 mil novos casos surgindo a cada ano, principalmente pela transmissão por contato sexual. Dentre os desdobramentos mais graves que o vírus pode trazer, estão os cânceres de colo do útero, garganta, ânus e pênis. E a forma mais eficaz de proteção é a vacinação precoce, recomendada a partir dos 9 anos para meninas e meninos.

Robinson Dias, presidente da da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn), enxerga o mês de junho como uma oportunidade estratégica para ampliar o alcance das campanhas de vacinação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Este é um período em que há grande mobilização social, especialmente nas escolas e comunidades. Levar informações sobre a importância da imunização contra o HPV nesse contexto é uma maneira eficaz de alcançar pais, responsáveis e adolescentes, reforçando que a vacina é segura, gratuita e essencial para a prevenção de diversos tipos de câncer no futuro”, explica.

Dados recentes confirmam que esforços para ampliar a cobertura vacinal já têm trazido resultados positivos. Em 2024, quase 85% do público-alvo recebeu ao menos uma dose da vacina contra o HPV. Entre adolescentes de 14 anos, a cobertura ultrapassou 96%, consolidando um avanço significativo na prevenção de doenças futuras.

Como acessar a vacina?

A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. O imunizante é ofertado para meninas e meninos de 9 a 14 anos, independentemente de já terem iniciado a vida sexual. Para se vacinar, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima com um documento de identidade e a caderneta de vacinação.

O esquema vacinal varia de acordo com a faixa etária: crianças e adolescentes de 9 a 14 anos recebem duas doses, com um intervalo de seis meses entre elas. Já indivíduos com imunossupressão, incluindo pessoas vivendo com HIV, devem tomar três doses, conforme orientação médica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Vacina nonavalente

Além da vacina quadrivalente disponível na rede pública, uma nova versão, a vacina nonavalente, que oferece proteção contra nove subtipos do HPV, já está disponível na rede privada. Essa versão amplia a cobertura contra o vírus, mas ainda não foi incorporada ao SUS, estando acessível apenas mediante pagamento em clínicas particulares.

Notícias relacionadas

Natal

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2025 continua neste sábado (16) em Natal, com postos fixos e equipes realizando a imunização porta a porta em...

Saúde

Neste sábado (16), Natal promove o Dia D de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), com a ação “Natal unida contra o HPV”. Durante...

Cidades

Neste sábado (9), a Prefeitura de Mossoró disponibilizará o serviço de vacinação em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 12h. Além...

Cidades

A Prefeitura do Natal promove, neste sábado (9), uma ação de combate à Leishmaniose Visceral, doença infecciosa de evolução crônica que pode afetar seres...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO