A Prefeitura do Natal, através de equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está prestando apoio à população atingida pelas fortes chuvas que caíram nesta quarta-feira na Zona Norte da capital.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e Emergência da Semtas, Jéssica Rocha, cerca de 300 famílias foram atingidas. “Cerca de 300 famílias foram atingidas com o transbordamento da Lagoa do Soledade e seis ruas do loteamento José Sarney foram afetadas. Assim que fomos acionados pela Defesa Civil, nos unimos ao Corpo de Bombeiros e às lideranças comunitárias para orientar os moradores e iniciar o cadastramento. No centro, estamos garantindo alimentação imediata, entrega de cestas básicas e suporte para amenizar os danos o mais rápido possível.”
O Centro Ivone Alves, no bairro Lagoa Azul, foi adaptado para receber os moradores afetados no loteamento José Sarney, na Zona Norte. Está sendo oferecido suporte emergencial, com fornecimento de alimentação, itens de higiene, colchões, e orientações sobre os serviços disponíveis.
Ainda nas primeiras horas da manhã, a Defesa Civil iniciou os atendimentos no Sarney. Segundo a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, o trabalho foi conduzido de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e a Semtas.
“Fomos acionados via CIOSP e, ao chegar ao local, percebemos que muitas famílias já tinham deixado suas casas por causa do avanço da água. Outras resistiam em sair, mas com o apoio do Corpo de Bombeiros, conseguimos realizar a evacuação e direcioná-las ao centro de acolhimento, onde estão recebendo o apoio necessário”, explicou Samara que completou: “Ainda não conseguimos vistoriar os imóveis porque é preciso esperar a lâmina d’água baixar. Assim que possível, vamos avaliar os danos e orientar a população, inclusive sobre possíveis interdições”.
LEIA TAMBÉM: Boletim da Semurb registra mais de 150 mm de chuva em Natal
A secretária da Semtas, Nina Souza, esteve no local para acompanhar o atendimento às famílias. “Viemos garantir que ninguém fique desamparado. Estamos distribuindo refeições, colchões, lençóis e tudo o que for necessário. É uma situação delicada, mas está sob controle. Junho é um mês chuvoso, e por determinação do prefeito Paulinho Freire, nos preparamos com antecedência para agir com rapidez”, afirmou.
Além do fornecimento de alimentos, a Semtas também está atuando na reposição de documentos perdidos pela população. Entre os encaminhamentos estão a solicitação de certidões de nascimento e a orientação para a emissão de segunda via da identidade, por meio do CRAS e demais órgãos parceiros.
Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número 190 ou a STTU pelo 156.