Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Banco de Leite da Maternidade Januário Cicco será reinaugurado com nova estrutura

Foto: Reprodução/Instagram/Mejec

Referência no cuidado com a saúde materno-infantil no Rio Grande do Norte, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) será reinaugurado nesta segunda-feira (23), com nova estrutura física e melhorias que vão qualificar ainda mais os atendimentos e a formação de profissionais da área.

Leia também:
Alunos do SENAC RN desenvolvem plataforma virtual para cadastro em banco de leite humano

Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o BLH atua desde 1995 na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O serviço é responsável por processar, controlar a qualidade e distribuir leite humano pasteurizado, especialmente para recém-nascidos internados em UTIs neonatais.

Referência estadual e compromisso com a vida

O Banco de Leite da MEJC é referência técnica para todo o estado. Em média, são 200 litros de leite humano captados por mês, por meio de doações voluntárias, com cerca de 180 litros distribuídos já processados. O leite beneficia instituições públicas e privadas, incluindo o Hospital Federal Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo Andreia Alves Praxedes, chefe da Unidade de Nutrição Clínica da MEJC, o serviço beneficia aproximadamente 80% dos recém-nascidos em situação de risco atendidos pela maternidade, contribuindo diretamente para a redução da mortalidade infantil no estado.

“Oferecemos orientação e suporte às mulheres com dificuldades para amamentar, fortalecendo o vínculo afetivo e assegurando os benefícios do leite humano”, reforça Andreia.

Rede solidária e educativa

Além da assistência hospitalar, o Banco de Leite realiza ações educativas, capacita profissionais e incentiva a doação de leite, integrando a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), modelo reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A captação do leite é feita por meio de visitas domiciliares, com apoio do Programa Bombeiro Amigo do Peito, e por postos de coleta em instituições públicas e privadas. Escolas e organizações da sociedade civil também participam com a doação de frascos de vidro com tampa plástica, essenciais para o armazenamento do leite doado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

Em sintonia com a campanha nacional Outubro Rosa, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN/Ebserh) realiza uma programação voltada à prevenção e diagnóstico precoce do...

Saúde

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) acompanha o caso de erro em um transplante renal realizado no Hospital Universitário...

Cidades

A Câmara Municipal de Parnamirim realizou, na quarta-feira (20), uma Sessão Solene em homenagem às doadoras de leite materno, reconhecendo a importância do gesto...

Saúde

A presença do pai na gestação, no parto e no puerpério tem sido cada vez mais valorizada pelas unidades hospitalares vinculadas à Empresa Brasileira...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO