As chuvas que têm caído sobre a Grande Natal nos últimos dias são normais para esta época do ano, segundo o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). De acordo com ele, os meses de junho e julho concentram os maiores volumes de precipitação no litoral leste do Nordeste.
Leia também:
Inmet: Chuvas no RN devem permanecer até o sábado (21)
“A média de chuvas em junho na região gira em torno de 350 milímetros”, explicou Bristot. Segundo o meteorologista, as condições atmosféricas e oceânicas estão favoráveis para a continuidade das precipitações.
Entre os fatores apontados, estão o aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul próximo ao litoral nordestino e a atuação de ventos vindos do sudeste, que trazem umidade para o continente, favorecendo a formação de nuvens e chuvas.
As pancadas de chuva devem continuar nos próximos dias, com maior ocorrência durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Isso acontece por causa da diferença térmica entre o oceano e o continente, que provoca instabilidade, além do chamado efeito brisa, que aumenta a umidade e reforça as precipitações.
Ainda segundo a previsão, há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia, especialmente neste fim de semana e no início da próxima semana. A EMPARN reforça que esse cenário é típico para o período e que os moradores da região devem permanecer atentos às atualizações climáticas.