O evento climático em Londres começou neste sábado (21), reunindo 45 mil participantes e mais de 700 atividades na capital do Reino Unido. O governo brasileiro marca presença com o objetivo de fortalecer ações globais contra a crise climática.
Leia também:
ONU: 11,9 mil crianças foram vítimas em conflitos armados
Delegação brasileira reforça preparação para COP30
Nos últimos dez dias, representantes do Brasil participaram de reuniões em Bonn, na Alemanha, para alinhar estratégias. Durante os encontros, o país apresentou uma carta com 30 compromissos, como frear o desmatamento até 2030 e triplicar a geração de energia renovável.
Segundo Ana Toni, secretária nacional de Mudança do Clima, é urgente agir de forma coletiva. “Vivemos uma emergência climática que impacta os mais vulneráveis. A ação precisa ser imediata”, afirmou.
A delegação brasileira em Londres conta ainda com o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente da COP30, e a embaixadora Tatiana Rosito, do Ministério da Fazenda.
Além disso, está confirmada a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, que reforça a importância da cooperação internacional no enfrentamento da crise climática.
