Brasil

Chuvas no RS causam mortes e deixam cidades em alerta

Foto: Reprodução

As chuvas no RS já mataram três pessoas desde o início da semana. A Defesa Civil confirmou as mortes nessa sexta-feira (20). Além disso, mais de 6 mil moradores precisaram deixar suas casas em função de inundações e deslizamentos. Em paralelo, o nível do Guaíba continua subindo e ameaça ultrapassar a cota de inundação nas próximas 48 horas.

Leia também:
Cratera se abre no Vale das Cascatas após fortes chuvas em Natal

Em Sapucaia do Sul, um homem morreu após uma árvore cair sobre o carro em que estava. Em Nova Petrópolis, a força da correnteza do Rio Caí arrastou um veículo, matando o motorista. Já na Candelária, uma mulher de 54 anos foi encontrada morta dentro de um automóvel. O companheiro dela, de 65 anos, segue desaparecido.

Esses casos reforçam o alerta para a população gaúcha. Conforme boletim oficial, 107 municípios enfrentam impactos diretos das chuvas. Além disso, 10 cidades decretaram situação de emergência, enquanto Jaguari entrou em estado de calamidade pública.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Chuvas no RS elevam risco com transbordo de rios

Além das mortes, os efeitos das chuvas no RS atingiram diversas regiões com transbordamentos. Ao todo, seis rios saíram do leito: Ibirapuitã, Ibicuí, Jacuí, Taquari, Caí e Paranhana. Como resultado, casas foram inundadas e estradas, danificadas.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, o nível do Guaíba alcançou 2,80 metros e sobe 2 centímetros por hora. Caso continue nesse ritmo, atingirá 3,60 metros, entrando em estado de inundação ainda neste fim de semana.

Atualmente, 6.535 pessoas precisaram sair de suas casas. Dessas, 2.020 estão em abrigos e 4.515 estão desalojadas. Embora a chuva tenha perdido intensidade em algumas áreas, o risco segue elevado. A Defesa Civil orienta que moradores em áreas de risco busquem abrigo seguro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A taxa de desemprego brasileira recuou mais do que o esperado e foi a 5,8% no segundo trimestre, marcando o resultado mais baixo na série histórica iniciada...

Saúde

A partir de agosto, os planos de saúde passarão a atender pacientes do SUS em seis especialidades, promovendo acesso mais rápido aos serviços médicos...

Economia

O governo brasileiro estima que 35,9% de suas exportações para os Estados Unidos, em valores, serão submetidos à tarifa de 50% sob as medidas anunciadas nessa quarta-feira (30) pela...

Brasil

O Brasil está em fase avançada no desenvolvimento do primeiro submarino nuclear, um marco inédito na América Latina. A construção representa um passo estratégico para...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile