Internacional

ONU: 11,9 mil crianças foram vítimas em conflitos armados

Foto: Reprodução/Google

Em 2024, o número de crianças em conflitos armados mortas ou mutiladas atingiu um nível alarmante. Segundo o relatório divulgado na última quinta-feira (19) pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, foram 4.676 assassinatos e 7.291 mutilações, totalizando 11.967 vítimas infantis.

Leia também:
Israel ataca 5ª instalação nuclear do Irã

O levantamento revela um aumento de 25% nas violações graves em comparação a 2023. Entre as principais ocorrências estão: negação de acesso humanitário (7.906), recrutamento e uso de crianças por grupos armados (7.402) e sequestros (4.573).

Além disso, o número de casos de violência sexual subiu 35%, destacando o uso sistemático dessa prática como arma de guerra. Conforme o relatório, meninas foram sequestradas para escravidão sexual ou recrutamento forçado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
ONU detalha violações contra crianças em conflitos armados

A maioria das violações contra crianças em conflitos armados ocorreu no Território Palestino Ocupado (8.554 casos), República Democrática do Congo (4.043), Somália (2.568), Nigéria (2.436) e Haiti (2.269).

Ainda segundo o relatório, as forças governamentais foram responsáveis pela maioria das mortes, mutilações, ataques a escolas e hospitais e negação de acesso humanitário. Em Gaza, a ONU recebeu relatos não verificados de 4.470 crianças palestinas mortas.

Outro dado preocupante é o crescimento de 545% nas violações contra crianças no Líbano. Moçambique, Etiópia, Haiti e Ucrânia também apresentaram aumentos expressivos.

A ONU reforça que o impacto da guerra sobre crianças vai além da morte. O sofrimento físico e psicológico, somado à falta de acesso à saúde, educação e segurança, compromete o futuro de milhões.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Meio Ambiente

O Pacote de Belém marcou o encerramento da COP30 no último sábado (22), após 13 dias de negociações intensas em Belém. Desde já, a...

Justiça

A COP30 afrodescendentes entrou para a história ao citar o termo de forma inédita em quatro documentos oficiais aprovados na conferência encerrada no sábado...

Meio Ambiente

O acordo climático da COP30 avançou no financiamento global para países pobres, mas ignorou, novamente, qualquer referência direta aos combustíveis fósseis. Governos reunidos na...

Polícia

Uma recém-nascida de apenas um mês foi encaminhada para atendimento especializado após a suspeita de ter sido vítima de violência sexual na Zona Norte...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile