Internacional

China pede cessar-fogo imediato no Irã

Bandeira da China | Pexels

Durante a reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU neste domingo (22), a China fez um forte apelo por um cessar-fogo imediato no Irã. O encontro, convocado após os bombardeios dos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas, reuniu diplomatas das principais potências mundiais.

Leia também:
Agência atômica da ONU convoca reunião e alerta sobre ataques nucleares

O embaixador chinês na ONU, Fu Cong, condenou veementemente os ataques norte-americanos e afirmou que a ação viola a soberania do Irã e o direito internacional. “Esses atos aumentam as tensões no Oriente Médio e minam o regime de não proliferação nuclear”, declarou.

Além disso, ele cobrou que Israel, também envolvido no conflito, se junte a um cessar-fogo urgente. “A paz não será alcançada com o uso da força. O diálogo e a negociação continuam sendo caminhos viáveis e indispensáveis”, ressaltou o diplomata.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Conselho da ONU e tensão nuclear

Ainda durante seu discurso, Fu Cong destacou que o cessar-fogo imediato no Irã é essencial para evitar uma escalada incontrolável. Ele pediu que o Conselho de Segurança da ONU atue com responsabilidade, defendendo a segurança internacional.

China, Rússia e Paquistão apresentaram um projeto de resolução propondo a interrupção imediata dos ataques, a proteção de civis e a retomada de negociações.

O conflito se intensificou após os Estados Unidos atacarem, no sábado (21), três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan. Israel, por sua vez, já havia lançado ofensivas na região no dia 13, acusando Teerã de tentar desenvolver armas nucleares.

O Irã nega qualquer intenção militar em seu programa nuclear e alega estar comprometido com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. A AIEA, no entanto, acusa o país de descumprir obrigações técnicas, embora não tenha provas da fabricação de ogivas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Saúde

Quem tem mais de 40 anos provavelmente já precisou dos chamados óculos de descanso. Eles ajudam na leitura e na exposição prolongada às telas....

Mundo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, surpreendeu ao declarar que está disposto a encerrar a guerra na Ucrânia. Putin diz que aceita negociar o...

Internacional

Neste domingo (17), Bolívia vai às urnas para escolher o próximo presidente e renovar o Parlamento composto por 130 deputados e 36 senadores. Os...

Política

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou neste sábado (16) que lamenta a postura de Eduardo Bolsonaro após...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile