Com atendimento de excelência e a qualidade dos produtos já conhecidos pelos potiguares, o Grupo Favorito abre para o público nesta quarta-feira (25) sua primeira unidade de atacarejo na zona sul de Natal. A loja está localizada na Avenida Ayrton Senna, em Nova Parnamirim, e chega como a maior do grupo – com 16 mil m² de área – e 200 novos empregos gerados. A nova operação é pioneira no segmento na região gerida por uma marca local, e reforça o plano de expansão da rede Favorito, que já atua em Natal, Macaíba e Parnamirim.
O novo Atacado Favorito terá um conceito inovador, como destaca o diretor comercial do grupo Favorito, Vinícius Gama. “Levamos para o atacado o DNA do Favorito em experiência e produto, mas vamos além, com um mix de 14 lojas que incluem os serviços de petshop e farmácia, uma academia de ponta, a Smartfit, e a cafeteria de marca própria, que conta com a parceria da marca São Braz. Tudo isso para que o cliente, além das compras de casa e abastecimento dos pequenos negócios, encontre outras soluções que necessita em um só lugar”, pontua.
Com a inauguração da sexta loja, a rede Favorito passa a gerar ao todo mais de 950 empregos diretos. Para os próximos anos estão previstas outras inaugurações em Macaíba e na zona norte de Natal.
Modelo de negócio em ascensão
De acordo com a Associação Brasileira dos Atacarejos (Abaas), o modelo de negócio foi o que mais cresceu em comparação com os outros formatos de varejo alimentar no último ano, com um aumento de 12,9%. O dado é resultado de pesquisa da NielsenIQ realizada em 2024, que também revela que esse formato de compras já conquistou espaço em 74% dos lares brasileiros.
No Brasil, o atacarejo surgiu em 1972 com objetivo de oferecer preços mais baixos em produtos de maior consumo e volume, como bebidas, alimentos e artigos de limpeza, devido à estrutura que permite a compra em grandes quantidades (como fardos, pacotes e caixas). Entretanto, hoje, mais de 39% do crescimento do canal ocorre via perecíveis frescos, como itens de açougue, padaria, frios, etc. – seguido de produtos básicos e grãos (21,6%) e bebidas (12,4%), o que aproxima ainda mais o consumidor.
Neste cenário, a aposta do grupo Favorito no segmento segue uma tendência nacional que ainda tem espaço para crescer, conforme aponta o presidente da Abaas, Virgílio Villefort: “Para que isso aconteça, no entanto, é preciso que o Atacarejo se mantenha competitivo, levando em conta nosso maior diferencial: o preço. Nesse sentido, a criatividade é essencial, mas fortalecer a parceria com a indústria certamente é um caminho que pode colaborar para que o consumo se mantenha”, opina.