Cidades

TCU suspende licitação de chromebooks para escolas estaduais e interrompe aprendizagem de alunos

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu  uma licitação de 50 milhões de reais da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC) para locação de 21 mil Chromebooks para uso pedagógico nas escolas da rede estadual, pelo período de 3 anos.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC) informa que prestou todos os esclarecimentos solicitados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no âmbito do processo TC 008.089/2025-6, que trata da suspensão cautelar do Pregão Eletrônico nº 90003/2025.

A SEEC explica que a suspensão foi determinada a partir de representação apresentada por uma das empresas participantes — que não foi a vencedora do certame — e teve como base alegações preliminares ainda em análise pelo Tribunal, destacando que a empresa autora da denúncia foi desclassificada por não atender às especificações técnicas mínimas previstas no edital.

A SEEC esclareceu ao TCU que a inabilitação da empresa Altbit, responsável pela proposta de menor valor, ocorreu de forma legítima, diante da não apresentação, dentro do prazo, da documentação exigida para fins de comprovação da capacidade técnica. Por outro lado, a habilitação da empresa Repremig foi fundamentada em conformidade com as exigências do edital e do Termo de Referência, com a oferta de equipamento com desempenho superior, certificações reconhecidas e suporte técnico nacional com garantia on-site de 36 meses.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A secretaria também ressaltou que o contrato se encontrava em execução regular no momento da medida cautelar, com 1.707 equipamentos entregues e em uso em mais de 50 escolas da rede estadual. A interrupção da entrega afeta diretamente ações estratégicas da SEEC voltadas à recomposição da aprendizagem, à inclusão digital e ao uso pedagógico de tecnologias educacionais.

Encerrando a nota, a SEEC afirma que todas as etapas do processo licitatório foram conduzidas com responsabilidade, isonomia e foco no interesse público.

LEIA TAMBÉM: Operação Zero Álcool registra 184 prisões por embriaguez ao volante no primeiro semestre

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

Os vereadores de Natal aprovaram, em votação definitiva nesta terça-feira (28), o Projeto de Lei Complementar nº 15/2025, que autoriza a Prefeitura a conceder...

Rio Grande do Norte

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), publicou o aviso de licitação para contratar a...

Natal

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (22), uma reunião extraordinária para analisar dois projetos...

Política

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou neste domingo (24) novas medidas para aumentar a transparência no uso das emendas parlamentares....

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile