A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), lançou uma nova funcionalidade que promete facilitar a vida do contribuinte: agora é possível emitir boletos de parcelas em atraso ou o carnê completo do IPTU parcelado diretamente pelo WhatsApp, sem precisar falar com um atendente.
Leia também:
Prefeitura publica regimento para projeto da Orla de Ponta Negra
A ferramenta foi possível graças à integração entre o sistema Directa e o chatbot da SEFIN, que já oferecia a emissão das guias do IPTU do ano vigente. A novidade amplia os serviços no aplicativo mais popular entre os brasileiros, oferecendo mais agilidade e praticidade.
“Essa inovação amplia o acesso digital e facilita o cumprimento das obrigações fiscais. É mais uma medida para promover um relacionamento eficiente com o cidadão”, destacou o secretário de Finanças, Marcelo Oliveira.
Como usar o serviço
Para acessar a funcionalidade, basta enviar uma mensagem para o número (84) 98786-1990 no WhatsApp e seguir as orientações do assistente virtual. Duas opções estão disponíveis:
-
116 – Emissão do carnê do IPTU 2025 atualizado
Após informar CPF ou CNPJ, o contribuinte seleciona o imóvel desejado. -
117 – Emissão de boletos atualizados de parcelamento
Se não houver parcelas em atraso, o sistema gera automaticamente o carnê completo. É necessário informar o CPF ou CNPJ e o número de identificação do parcelamento.