Política

Projeto relatado por Carla Dickson garante traslado gratuito de brasileiros mortos no exterior

Foto:. Reprodução/Instagram

A deputada federal Carla Dickson (União Brasil-RN) conseguiu, nesta quarta-feira (2), a aprovação do Projeto de Lei 3338/2015 na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A parlamentar foi relatora da matéria, que prevê gratuidade no traslado de cadáveres ou restos mortais de brasileiros falecidos no exterior, desde que comprovada a falta de condições financeiras da família.

Leia também:
AGU confirma nova autópsia no corpo de Juliana Marins

O texto foi aprovado por unanimidade e recebeu o nome de Juliana Marins, jovem brasileira que morreu tragicamente na Indonésia em junho deste ano. O caso gerou comoção nacional e evidenciou a ausência de legislação específica para custear a repatriação em casos de vulnerabilidade social.

“Esse projeto estava parado há mais de 10 anos. Fizemos um trabalho a muitas mãos e entregamos um parecer com um substitutivo mais justo e objetivo. Assim, damos dignidade às famílias”, afirmou Carla Dickson.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Critérios para repatriação gratuita

O substitutivo apresentado pela deputada define que os recursos virão do orçamento do Ministério das Relações Exteriores e especifica os critérios para que a União arque total ou parcialmente com os custos. Entre eles:

  • Comprovação de hipossuficiência da família;

  • Ausência de seguro de viagem, vida ou assistência funerária;

  • Falta de responsabilidade por parte do empregador, se o falecido estava a serviço;

  • Condições sanitárias favoráveis ao transporte;

  • Pessoa em situação de visitante ou residente temporário no exterior.

O presidente da Comissão, deputado Filipe Barros, elogiou o texto. “O substitutivo é mais específico e detalhado do que a proposta original de 2015. Agora o Governo Federal terá base legal para agir em casos como o de Juliana.”, disse.

Tramitação segue na Câmara

Após a aprovação na Comissão de Relações Exteriores, o projeto segue para análise na Comissão de Finanças e, em seguida, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso aprovado nas duas, o texto será promulgado sem precisar ir ao plenário.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

Eduardo Bolsonaro não renuncia ao mandato de deputado federal, mesmo após o fim de sua licença de 120 dias. A declaração foi feita neste...

Política

A licença de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na Câmara dos Deputados termina neste domingo (20). O parlamentar havia solicitado 120 dias de afastamento por “interesses...

Cidades

O Pix Day Lar da Vovozinha acontece nesta sexta-feira (18) com o objetivo de arrecadar R$ 40 mil para garantir a continuidade dos serviços...

Brasil

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga a inclusão de orientações sobre descarte correto de medicamentos...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile