Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Alternativa ao dólar: Rússia mantém proposta no Brics

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Alternativa ao dólar segue como prioridade para a Rússia dentro do Brics, mesmo diante da ausência de consenso entre os membros do bloco. A declaração foi feita nesse sábado (5) pelo ministro das Finanças russo, Anton Siluanov.

Leia também:
Brics: Haddad defende reglobalização sustentável e taxação de super-ricos

Segundo Siluanov, o projeto poderá seguir adiante mesmo com formatos bilaterais ou trilaterais. “Não é necessário que alcancemos consenso em todas as decisões financeiras. Vamos avançar com os países interessados”, afirmou o ministro.

Além disso, o plano envolve a criação de uma nova plataforma de investimentos, que ainda está em discussão. Embora o documento final do encontro mencione avanços técnicos, não há acordo sobre a estrutura de um sistema unificado de pagamentos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Alternativa ao dólar está entre prioridades da Rússia

De acordo com o comunicado oficial, os países do Brics reconhecem o progresso na análise de “caminhos para apoiar a interoperabilidade dos sistemas de pagamento”. Entretanto, o relatório técnico apresentado apenas reflete as preferências dos membros e não define um modelo concreto.

Apesar disso, Siluanov reafirmou que a Rússia continuará liderando iniciativas para promover transações fora do sistema dolarizado. “Em algumas questões, avançamos mais rapidamente; em outras, o progresso é mais lento”, acrescentou o ministro.

Além do tema cambial, Siluanov destacou o projeto de criação de uma resseguradora própria do bloco. A ideia é usar o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) como base para a estruturação da chamada Garantia Multilateral do Brics (GMB).

Assim, o objetivo é reduzir riscos associados a grandes investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Para isso, a proposta é estabelecer uma organização internacional com capital integralizado pelos países-membros.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Mundo

O SBT visitou uma fábrica de drones de guerra localizada em Kiev, na Ucrânia, e teve acesso exclusivo a uma das principais linhas de...

Mundo

Um ataque russo com drones deixou uma pessoa morta e cerca de 30 feridas neste sábado (4), na cidade de Shostka, região de Sumy,...

Mundo

Um ataque russo em Kiev e outras cidades da Ucrânia matou pelo menos quatro pessoas e deixou dezenas de feridas neste domingo (28). A...

Mundo

Durante discurso na Assembleia Geral da ONU neste sábado (27), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, negou qualquer envolvimento de Moscou...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO