Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Deputados debatem conflito sobre eólicas em Serra do Mel

Foto: ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sediou, nesta sexta-feira (11), uma audiência pública para discutir os impactos da atuação da empresa Voltalia, do setor de energias renováveis, no município de Serra do Mel (RN). O debate foi convocado pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos, com o objetivo de ouvir todos os lados do conflito que envolve produtores rurais, entidades sindicais e a empresa multinacional francesa.

Leia também:
Vento forte derruba cobertura de ginásio e atinge casas em Galinhos (RN)

A audiência contou com a presença da deputada Divaneide Basílio (PT), do deputado federal Fernando Mineiro (PT), dos deputados estaduais Coronel Azevedo (PL) e Nelter Queiroz (PSDB), além de representantes do Ministério Público, defensoria pública, prefeitura e sociedade civil.

Ação judicial e divergências

O centro da discussão foi uma ação judicial movida pela Fetarn, CUT e Serviço de Assistência Urbana (SAU), que cobra da Voltalia uma indenização superior a R$ 100 milhões por supostos prejuízos sociais e ambientais. As entidades pedem que os recursos, caso concedidos, sejam geridos por elas mesmas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante o encontro, produtores rurais protestaram contra a ação, alegando que foram beneficiados economicamente pela implantação dos parques eólicos. O prefeito Hudson Azevedo e o ex-prefeito Bibiano também se manifestaram contra a retirada das torres e defenderam a continuidade do projeto no município.

A diretora da Voltalia, Ariana Machado, afirmou que a empresa atua há mais de 13 anos na região e nunca foi acionada pelas entidades envolvidas na ação judicial.

Ministério Público e entidades pedem equilíbrio

Representando o Ministério Público, a promotora Kaline afirmou que o MP está do lado do meio ambiente e defende que danos sejam reparados caso comprovados. A defensora pública Giovanna Burgos classificou o debate como “tardio”, mas necessário, e reforçou o direito de qualquer cidadão buscar a justiça se sentir seus direitos violados.

O deputado federal Fernando Mineiro defendeu maior transparência nos contratos firmados entre a empresa e os produtores, questionando a existência de cláusulas de sigilo. Já o deputado Coronel Azevedo destacou o crescimento do PIB per capita de Serra do Mel após a chegada da Voltalia e criticou a ação judicial por considerar o valor de indenização desproporcional.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O debate foi acompanhado por produtores nas galerias, por meio de telões instalados pela Assembleia. O encerramento ficou por conta do deputado Ubaldo Fernandes, que reforçou o papel da comissão em ouvir todos os lados de forma isenta e sugeriu que novas discussões ocorram no próprio município.

Notícias relacionadas

Economia

O número de empregos formais RN apresentou crescimento significativo em julho de 2025. O setor da Agropecuária liderou o saldo positivo com 2.215 admissões...

Cidades

Os incidentes provocados por pipas na rede elétrica causaram interrupção no fornecimento de energia para quase 28 mil imóveis no Rio Grande do Norte...

Brasil

O Brasil alcançou a marca de 213,4 milhões de habitantes em 2025, segundo a nova estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),...

Esportes

A venda de ingressos para o jogo da volta entre América x Santa Cruz-PE, no dia 7 de setembro, na Arena das Dunas, que...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO