O karatê-do tradicional está movimentando Natal com a realização de dois grandes eventos simultâneos. Desde a noite da última quinta-feira (10), o Ginásio Poliesportivo da UFRN sedia o X Campeonato Brasileiro de Karatê-do Tradicional e o International Open Traditional Karatê-do Championship. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, atletas, dirigentes e familiares, marcando o início de um fim de semana intenso de competições.
Promovido pela Confederação Brasileira de Karatê-do Tradicional (CBKT), o evento conta com a organização da World Traditional Karatê-do Federation e da Federação de Karatê-do Tradicional do Rio Grande do Norte. Esta é a terceira vez que o estado recebe o campeonato nacional, consolidando-se como referência da modalidade no país.
Ao todo, participam 498 atletas de 13 estados brasileiros, competindo nas categorias Kata, Kumite e Fukugo, tanto individual quanto por equipes. O destaque é para o Rio Grande do Norte, que lidera em número de participantes, com 250 atletas no torneio nacional e 160 no campeonato internacional.
LEIA TAMBÉM: Deputados aprovam reestruturação do sistema penitenciário do RN e criam 556 novos cargos
O karatê-do tradicional também promove a inclusão. Crianças a partir de 5 anos até atletas veteranos de 65 anos participam, incluindo iniciantes com faixa branca e experientes faixas pretas. Além dos brasileiros, competidores dos Estados Unidos e da Polônia integram a disputa internacional, fortalecendo os laços globais da arte marcial.
Segundo Alexsandro Jobson, presidente da CBKT, “preparamos com carinho um evento inclusivo, valorizando a dedicação dos atletas e o espírito do karatê”. As competições acontecem até sábado (12), das 8h às 18h, com entrada gratuita.