A Receita Federal lançou, nesta sexta-feira (11), uma nova versão do serviço digital de emissão e consulta da certidão negativa de débitos (CND). A principal novidade é a unificação de todos os tipos de certidões de regularidade fiscal em uma única plataforma digital.
Leia também:
Após tarifaço de Trump, Fazenda diz que impacto deve ter pouca influência no crescimento do PIB em 2025
Agora, o sistema reúne certidões referentes a pessoas físicas, jurídicas, imóveis rurais e obras de construção civil. O documento comprova a inexistência de dívidas com a Receita Federal e com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), sendo essencial em licitações, financiamentos, registros imobiliários e regularizações.
Plataforma é integrada ao Gov.br e tem acesso por celular
Além da integração, o novo sistema adota o padrão visual do portal Gov.br, com design responsivo. Isso facilita o uso em smartphones, tablets e computadores, garantindo mais acessibilidade e rapidez no atendimento digital.
Outra novidade é a possibilidade de consultar o histórico completo de certidões conjuntas RFB/PGFN emitidas desde setembro de 2005. Segundo a Receita, a reformulação visa padronizar e modernizar os serviços digitais, concentrando tudo em um único endereço eletrônico.
