O presidente dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (10) que o país aplicará uma tarifa de 35% sobre as importações do Canadá a partir de 1º de agosto. Donald Trump também afirmou que pretende impor tarifas entre 15% e 20% à maioria dos demais parceiros comerciais.
Em uma carta divulgada em sua rede social, Trump comunicou ao primeiro-ministro canadense, Mark Carney, que a nova tarifa começará a valer no próximo mês e poderá aumentar caso o Canadá decida retaliar.
O presidente americano tem ampliado sua guerra comercial nos últimos dias, aplicando novas taxas sobre diversos países, incluindo aliados como Japão e Coreia do Sul, além de uma tarifa de 50% sobre o cobre.
LEIA TAMBÉM: Tarifaço de Trump pode afetar exportações do Rio Grande do Norte
Essa já é a 23ª carta enviada por Trump a líderes internacionais, alertando sobre as tarifas que entrarão em vigor em 1º de agosto, caso não haja um novo acordo comercial com os EUA.
Na segunda-feira (7), primeiro dia de envio, 14 países receberam os comunicados. Na quarta-feira (9), mais oito nações foram notificadas, entre elas, Brasil, Argélia, Brunei, Filipinas, Iraque, Líbia, Moldávia e Sri Lanka.
SBT News
