A iniciativa Natal Capital da Educação foi oficialmente apresentada em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (16). A proposta é transformar Natal em um centro nacional de educação durante uma semana, promovendo uma série de ações voltadas à capacitação de professores da rede pública e privada.
Leia também:
ExpoEduc 2025: Rossandro Klinjey e Lúcia Helena juntos pela primeira vez em Natal
O evento, que tem início nesta quinta-feira (17), reunirá mais de 50 entidades parceiras, incluindo associações e instituições de ensino, oferecendo cursos, palestras e treinamentos gratuitos. A iniciativa é organizada por uma associação sem fins lucrativos criada especialmente para esse fim.
“É por ter indicadores que precisam melhorar que precisamos fomentar atividades como essa. Acreditamos que infraestrutura é importante, mas não mais do que as pessoas. Nosso slogan é ‘capacitação docente e deve diferente’”, afirmou Bruno Felix, presidente da Natal Capital da Educação.
Segundo o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, todas as 147 unidades educacionais da capital devem ser mobilizadas. Ele destacou que o evento representa uma oportunidade de ressignificar a educação municipal com o apoio da iniciativa privada.
A programação também inclui o ExpoEduc, que chega à sua 6ª edição em Natal. O evento é considerado o segundo maior do Brasil no setor educacional e o maior das regiões Norte e Nordeste. Estão previstas palestras, workshops interativos e debates com mais de 130 especialistas de várias partes do país. A expectativa é reunir cerca de 10 mil educadores por dia.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), José Lucena, reforçou a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
“Se não tivermos uma educação de qualidade, não conseguimos formar pessoas para inovar, empreender e desenvolver a cidade. A CDL apoia essa iniciativa por acreditar na formação como pilar do empreendedorismo e da cultura”, declarou.
